NOTÍCIAS

Turismo | 09.06.16 - 10h15

Olha! Recife é uma ótima opção para sair do ócio e curtir a cidade

img_alt

Bairro da Soledade e Circuito da Poesia são temas do projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Todo dia é bom para vivenciar a cidade, mas nos finais de semana isso pode ser ainda mais gostoso. A folga do trabalho torna o encontro com amigos e familiares mais fácil e também pode ser uma ótima oportunidade para fazer uma programação diferente. E, quando o tema é sair do ócio, nada melhor do que curtir o Olha! Recife, projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, que garante passeios guiados gratuitos. Neste domingo (12), o passeio a pé vai ser cheio de poesia, passando por estátuas que recordam alguns dos principais poetas do país. Quem preferir um passeio sob duas rodas tem a opção do tour feito de bicicleta. Os ciclistas vão conhecer o bairro da Soledade, no coração do Centro da Cidade.

Dentro do Circuito da Poesia, a caminhada vai passar por um conjunto de 12 estátuas espalhadas pelo centro da cidade. Esses monumentos homenageiam poetas que viveram no Recife ou tiveram relação com a cidade em suas vidas e obras. Em tamanho natural, as esculturas do artista Demétrio Albuquerque estão em posições que interagem com os pedestres. Entre as estátuas contempladas no roteiro, estão as de: Antônio Maria, na Rua do Bom Jesus; Chico Science, na Rua da Moeda; Capiba, na Avenida Guararapes; João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, na Rua da Aurora; e outros. O ponto de encontro do grupo é na Praça do Arsenal e a saída está marcada para as 9h.

Quem preferir se exercitar pedalando vai ser levado a conhecer o bairro da Soledade. Situado na região central da cidade, o pequeno bairro da Soledade muitas vezes é confundido com a Boa Vista. E, assim como no bairro vizinho, a história se faz presente de várias formas. Um dos principais pontos dessa área é o Palácio da Soledade, de estilo Neoclássico, que serviu de residência para bispos. O roteiro vai passar ainda pela Igreja Nossa Senhora da Soledade, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Praça Oswaldo Cruz, Largo da Soledade, Teatro Valdemar Oliveira. A pedalada sai também às 9h, da Praça do Arsenal.

Para participar dos passeios é necessário se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (10). É solicitado que os participantes levem um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

 

Programação:


Olha! Recife a Pé

Tema: Circuito da Poesia

Quando: Domingo (12), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife Pedalando

Tema: Bairro da Soledade

Quando: Domingo (12), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas