Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 09.06.20 - 11h58

Prefeito anuncia chegada de mais 30 respiradores e marca de 4.172 profissionais para o combate à pandemia

img_alt

Equipamentos chegaram da Alemanha. Nas últimas semanas, a Prefeitura do Recife garantiu 142 novos respiradores e mais de 500 profissionais, o que permitiu um aumento significativo no número de UTIs (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Para reforçar o atendimento para os pacientes com covid-19, a Prefeitura do Recife recebeu mais 30 respiradores artificiais para equipar as UTIs dos sete hospitais de campanha municipais. Nas últimas semanas, a gestão municipal recebeu 142 ventiladores pulmonares e contratou mais de 500 profissionais, o que possibilitou a abertura de 100 UTIs e ainda vai permitir a ativação de novos leitos de terapia intensiva para os pacientes com covid-19, em estado grave, nos próximos dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio em transmissão ao vivo pela internet, na manhã desta terça-feira (9). 

“Dando continuidade aos trabalhos de enfrentamento à pandemia, quero anunciar hoje, o recebimento de mais 30 novos respiradores pulmonares comprados na Alemanha. Esses respiradores vão permitir a Prefeitura abrir novos leitos de UTI para pacientes da covid-19. Outra boa notícia é que já chegamos 4.172 profissionais contratados para atender a emergência da covid. São duas conquistas importantes para os recifenses que precisam da rede pública de saúde”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife recebeu 30 respiradores de uma fabricante alemã adquiridos no início de maio, a um representante nacional, ao custo de R$ 75 mil cada. Todos possuem certificados internacionais reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já nas contratações, a Prefeitura do Recife admitiu 4.172 profissionais como reforço para enfrentamento à pandemia, sendo 3.354 profissionais de saúde, dos quais 622 são médicos, 636 enfermeiros, 1393 técnicos de enfermagem. O número inclui contratados de forma efetiva e temporária para atuação nos hospitais de campanha, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas unidades de Atenção Básica, Vigilância à Saúde, entre outros.

“Desde o dia 21 de maio quando fizemos o último anúncio relacionado a profissionais de saúde, já são mais de 500 novos profissionais agregados ao esforço da Prefeitura de enfrentamento a covid-19. Esses profissionais contratados até aqui já permitiram a expansão do número de leitos, lembrando que o Recife hoje conta com 880 leitos ativos a disposição da população, sendo desses 228 de terapia intensiva. Com os novos respiradores anunciados hoje, nós poderemos abrir ainda mais leitos nos próximos dias”, explicou o secretário de saúde do Recife Jaílson Correia. 

Mais de 9.800 pessoas foram atendidas nos sete hospitais de campanha municipais e nas outras duas unidades que têm leitos da Prefeitura para pacientes com covid-19. A estrutura já propiciou cerca de 3.200 internações, e mais de 1.400 pessoas já tiveram alta.