Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.06.22 - 22h02

Secretaria de Saúde do Recife reforça orientações para evitar focos do mosquito Aedes aegypti

img_alt

Mais de 80% dos focos são encontrados dentro das residências (Foto: Ikamahã/SESAU)

As chuvas que vêm acometendo a capital pernambucana nos últimos dias podem criar um cenário perfeito para a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chinkungunya e zika. Para evitar a proliferação do inseto e eliminar os focos nas casas, já que mais de 80% são encontrados dentro das residências, a Secretaria de Saúde do Recife alerta a população sobre as medidas que devem ser tomadas para o controle do vetor.  

 

Em 2022, até a semana epidemiológica (SE) 20, foram confirmados 193 casos de dengue e 147 casos de chikungunya. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve redução de aproximadamente 88% dos casos notificados de arboviroses e de 94% dos casos confirmados de arboviroses, mas ainda assim é importante não se descuidar. 

 

“Quando os ovos eclodem, os mosquitos se desenvolvem até a vida adulta em cerca de dez dias. Por isso é muito importante interromper o ciclo de vida desses vetores, como, por exemplo, eliminando, pelo menos uma vez por semana, os possíveis criadouros. Como esses ovos são depositados nas paredes de criadouros, como caixa d’águas e tonéis, uma estratégia é lavar essas áreas com escovas ou palha de aço”, explica a gerente de Vigilância Ambiental do Recife, Vânia Nunes.

 

Além disso, a população deve manter as caixas d'águas, tonéis e tanques sempre bem tampados e não acumular garrafas e pneus em casa. Outro cuidado está nas geladeiras, sendo preciso retirar a água da bandeja externa pelo menos uma vez por semana e lavar com sabão. Já em relação às plantas, é necessário encher os potinhos dos vasos com areia até a borda. Os lixos devem ser colocados em sacos plásticos e mantidos em uma lixeira bem fechada. 

 

"As pessoas também devem ficar atentas às calhas, removendo folhas, galhos e tudo que possa impedir a passagem da água, e aos ralos, verificando se não estão entupidos. Os bebedouros dos animais também devem ser lavados semanalmente com escova, água e sabão”, completa Vânia.

 

Durante todo o ano, a Prefeitura do Recife realiza ações continuadas para controle dos mosquitos transmissores das arboviroses. Na rotina dos agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (asaces) da Secretaria de Saúde do Recife estão visitas domiciliares para orientação da população e verificação de possíveis focos de mosquito; manutenção das ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito); análise das Estações Disseminadoras de Larvicidas; e formação das Brigadas Contra o Mosquito, que envolvem instituições públicas e privadas da cidade.

 

Além disso, desde abril do ano passado, aos fins de semana, têm sido intensificada a realização de mutirões em diversas comunidades do Recife, em que os asaces fazem a inspeção de residências e pontos estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, para identificar e tratar possíveis focos desses vetores, quando eliminam focos e aplicam larvicida biológico nos depósitos de água. Ainda nas abordagens, os agentes também realizam um trabalho educativo com a população.

 

Denúncias de possíveis focos do mosquito devem ser feitas, primeiramente, nos canais oficiais da PCR, como o Conecta Recife, na opção "Bora se Cuidar contra o Mosquito", e a Ouvidoria do SUS pelo telefone 0800.281.1520, das 7h às 19h, de segunda a sexta.