Festas juninas do Recife com ações voltadas às crianças e contra o preconceito
Durante os festejos juninos que serão realizados na capital pernambucana, de 11 a 30 de junho, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife , por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS), vai reforçar a campanha contra o preconceito e discriminação e chamar a atenção da sociedade para o respeito às diferenças. A Secretaria Executiva de Direitos Humanos , por meio da Gerência da Livre Orientação Sexual (GLOS), estará com sua equipe, divulgando os serviços voltados à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ( LGBTI+) e também a plataforma de denúncia de Combate à LGBTfobia que pode ser acessada pelo aplicativo Conecta Recife ou pelo site https://denunciaslgbt.recife.pe.gov.br/denp/.
Quem circular pelo Sítio da Trindade, em Casa Amarela, das 18h às 23h, vai conhecer os serviços do Centro Municipal em Cidadania LGBTI+, atendimento da população LGBTI+, orientação jurídica no combate aos casos de violação de direitos contra a população LGBTI+ e divulgação e orientação de como usar Plataforma de Denúncias LGBTI+ no Conecta Recife, por meio de tablet.
A GLOS também realizará uma panfletagem itinerante nos 11 Polos descentralizados, divulgando importantes campanhas do município: "Este ambiente é Livre de Preconceito" e "Este Banheiro é de Todos e Todas as Mulheres/Homens" e as leis municipais que colaboram para construção de um Recife Sem Preconceito e Discriminação.
Campanha de Sensibilização e Identificação de empulseiramento das crianças durante os festejos juninos
A Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife estará com sua equipe durante os festejos juninos que começam no próximo domingo (11), na capital pernambucana. Serão realizadas ações para sensibilização e empulseiramento para identificação de crianças junto aos responsáveis e demais pessoas que visitam o Sítio da Trindade e a Av. Rio Branco, no Recife Antigo, durante o período das festas juninas, que vai de 11 a 30 de junho. A Campanha de Sensibilização e Identificação de Empulseiramento das Crianças é uma iniciativa da Gerência da Criança e do Adolescente, em parceria como o Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
Silma Queiroz, gerente da Criança e do Adolescente da Prefeitura do Recife, ressalta que as ações têm por objetivo estimular os pais e responsáveis a colocarem as pulseiras com nome e telefone das crianças sempre que forem com elas para locais de grande circulação de pessoas, com finalidade de facilitar a localização dos pequenos, caso se percam. "Orientamos que as próprias crianças procurem a Guarda Municipal, Policiais ou pessoas que estejam usando a camisa padrão do São João da Prefeitura do Recife", explica. O empulseiramento será realizado no Sítio da Trindade, que fica na Estrada do Arraial, Casa Amarela, e na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo.
A Campanha de Sensibilização e Identificação de Empulseiramento das crianças durante em grandes eventos é realizada pela Prefeitura do Recife, desde 2017 e desde então seguidos pelos anos 2018, 2019 e 2022, já foram realizadas três campanhas em cada ano, durante o carnaval, São João e Festa do Morro da Conceição, totalizando 65.619 empulseiramentos.
Espaço de proteção de crianças em vulnerabilidade durante o São João do Recife
Com o intuito de promover proteção às crianças em situação de vulnerabilidade e risco social, profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) realizarão atividades de sensibilização cidadãos que estiverem curtindo o São João do Recife no Bairro do Recife ou no Sítio Trindade. As ações acontecem entre os dias 11 e 30 de junho. A iniciativa é realizada todos os anos pela Prefeitura do Recife para alertar sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes de exploração pela mendicância e pelo trabalho infantil – práticas ainda corriqueiras nos grandes eventos da cidade.
Do dia 11 ao dia 30 de junho, sempre das 16h até as 2h do dia seguinte, o Sítio Trindade contará com um espaço de proteção montado para receber crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. O espaço tem capacidade para acomodar até 30 crianças, garantindo alimentação e atividades lúdicas. Já nos festejos juninos do Bairro do Recife e nos Polos de Bairro do São João do Recife, haverá equipes itinerantes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS).
A ação da SDSJPDDH acontece com mais destaque nos grandes eventos da cidade, mas é contínua e está incorporada à rotina do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS), cujas equipes cotidianamente identificam situações de violação de direitos nas vias públicas da cidade. A ação de enfrentamento ao trabalho infantil e a outras violações de direitos continuam pós-festa, quando as famílias das respectivas crianças acolhidas são convidadas a comparecer em atividades educativas e de sensibilização sobre proteção à infância, promovida pela equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) nos CRAS e CREAS.