Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome

NOTÍCIAS

Assistência Social | 09.06.25 - 14h54

Banco de Alimentos do Recife transforma doações em refeições para 27 mil pessoas

img_alt

Nova sede amplia sete vezes capacidade de armazenamento e fortalece a rede de combate à fome na capital pernambucana, com 18 cozinhas solidárias e 30 instituições sociais (Foto: Douglas Fagner/PCR)

Você já parou para pensar para onde vai aquele 1kg de alimento doado em eventos culturais e esportivos promovidos pela Prefeitura do Recife? No Recife, essa doação se transforma em um gesto concreto de solidariedade. Os alimentos arrecadados em iniciativas como o Festival de Teatro, o Festival de Dança e os eventos esportivos no Geraldão são encaminhados ao Banco de Alimentos do Recife, ligado à Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Lá, ganham um novo destino: virar refeição para quem mais precisa. Ao todo, cerca de 27 mil pessoas são beneficiadas todos os dias.

 

O Banco de Alimentos conta com o apoio de parcerias estratégicas, como as secretarias de Cultura e de Esportes, que realizam eventos com bilheteria solidária, revertendo alimentos para o equipamento. Ou seja, aquele 1kg de alimento doado durante eventos em equipamentos públicos é encaminhado diretamente para o Banco de Alimentos do Recife, sendo distribuído diariamente para 18 cozinhas solidárias e 30 instituições sociais. 

 

A iniciativa ganhou reforço com a inauguração da nova sede do equipamento, realizada em parceria com o Governo Federal. A estrutura atual tem capacidade para armazenar até 100 toneladas de alimentos - sete vezes mais do que a estrutura anterior - e está aberta a doações tanto da sociedade civil quanto de empresas privadas.

 

“O Banco de Alimentos é uma engrenagem fundamental no enfrentamento à fome na cidade. Com a nova estrutura, conseguimos ampliar nosso alcance e atender mais pessoas com dignidade e regularidade. Cada quilo doado representa um gesto de solidariedade que se transforma em milhares de refeições”, destaca a secretária de Assistência Social e Combate à Fome do Recife, Pâmela Alves.

 

As doações podem incluir alimentos perecíveis e não perecíveis. As entregas podem ser feitas diretamente na sede do Banco, e em casos de grandes quantidades, a equipe realiza a coleta no local. O contato pode ser feito pelo telefone (81) 3303-3317 ou pelo e-mail bancodealimentos@recife.pe.gov.br.

 

Outra frente importante do trabalho é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), também em parceria com o Governo Federal. Por meio dele, a Prefeitura do Recife compra diretamente da agricultura familiar 19 variedades de alimentos, beneficiando 47 famílias agricultoras de cinco municípios pernambucanos e garantindo produtos frescos e saudáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade.