NOTÍCIAS

| 09.07.12 - 13h16

Estudantes universitários terão a oportunidade de vivenciar a realidade do SUS no Recife

Será realizada nesta terça-feira (10) uma seleção cujo objetivo é escolher os candidatos que irão conhecer o funcionamento das unidades de saúde do Município

Por Tádzio Estevam

Os estudantes universitários de diversos cursos com atuação na saúde ou não, que queiram conhecer a sistemática do Serviço Único de Saúde no Recife (SUS Recife) terão a oportunidade de vivenciar essa experiência na prática nas unidades de saúde do Município durante dez dias. Para isso será realizada nesta terça-feira (10) uma seleção cujo objetivo é escolher os candidatos que irão conhecer o funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF), policlínicas, centros de saúde, além de departamentos da secretaria como Regulação, Planejamento, entre outros. As ações compreendem o VER-SUS (Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.

A triagem dos candidatos inscritos previamente pela internet para a seleção/formação será realizada a partir das 14h no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O período da vivência será do dia 22 a 31 deste mês.

A dinâmica da seleção se dará por meio de uma capacitação no formato de oficina com discussões. Nela, os estudantes inscritos participarão de debates sobre o funcionamento do SUS, suas diretrizes, conceitos e temas relacionados ao assunto. Foram convidados para participar do encontro, o coordenador do curso de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Prefeitura, Jarbas Nunes, os professores da UFPE Paulo Santana e Cláudio Heliomar, e o professor Universidade de Pernambuco, Itamar Lajes. A palestra seguirá até o final da tarde e à noite haverá a discussão dos temas expostos. Por fim será feita a escolha dos estudantes que serão contemplados no programa. 

Os estágios e vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O trabalho na saúde é entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população.

VER-SUS/Brasil – O projeto pretende estimular a formação de trabalhadores e militantes para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Assim, a proposta do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Unida, com a Rede Colaborativa de Governo do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), com a União Nacional de Estudantes (UNE), com os gestores municipais, e com outras entidades, está propondo retomar em grande escala os estágios e as vivências no SUS para que estudantes universitários dos diversos cursos com atuação na saúde vivenciem a realidade do SUS e assim se qualifiquem para atuação no sistema de saúde.

Histórico - A história de realização dos estágios de vivencia é antiga e já teve inúmeras experiências realizadas. O VER-SUS teve sua primeira edição em 2002 no Rio Grande do Sul. Em 2004 e 2005 o programa se expandiu para diversos municípios. Agora, mais uma edição do projeto foi lançada pelo Ministério da Saúde através do Departamento de Atenção Básica/SAS e, também, do Departamento de Gestão da Educação na Saúde/SGTES e da sua rede de parceiros, trazendo diretrizes que convergem com as atuais políticas prioritárias e que preveem a organização das redes de atenção à saúde nas diversas regiões de saúde, tendo a atenção básica como organizadora do processo de cuidado.

Assim, esse projeto pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do País.

ASSUNTOS: