NOTÍCIAS

Cultura | 09.07.13 - 18h49

Operação Cata-Tralha tem início no Arruda

[caption id="attachment_36044" align="alignnone" width="680"] Outros 17 bairros da região serão atendidos até o mês de agosto. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Para manter a cidade mais limpa e orientar os moradores nas questões socioambientais, a Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), deu início, nesta terça-feira (09), à Operação Cata-Tralha. A ação consiste no recolhimento de entulhos e materiais em desuso, como sofás, eletrodomésticos sem conserto e outros itens que poderiam ter como destino as calçadas e os canais. O primeiro bairro beneficiado foi o Arruda, e o serviço começou pelas ruas Zeferino Agra e Antonio Luiz da Silva, na Região Político-Administrativa (RPA-02).

A ideia é permanecer com a ação, em média, por três dias em cada bairro. Outros 17 bairros da região serão atendidos até o final de agosto. A previsão é de que a operação cubra os mais de 90 bairros do Recife até o final do ano. Para a execução da intervenção a Emlurb conta com 34 garis e seis fiscais, que utilizam 12 caminhões-caçamba, uma pá carregadeira e dois veículos leves para a fiscalização.

“É uma ação importante para conscientizar a população da cidade sobre as questões ambientais, além de evitar a proliferação de doenças provenientes do acúmulo de resíduos e lixo em suas residências, como a dengue e a leptospirose”, ressaltou o presidente da Emlurb, Antonio Barbosa.

Nana Moraes, de 42 anos, é moradora do bairro há mais de 20 anos e possui um salão de beleza na Rua da Regeneração, outra via atendida pela operação nesta terça-feira (09). Ela disse que a cidade vai ficar melhor e mais bonita com a ação. “Essa ação é ótima, principalmente para mim, que tenho comércio. Fica mais limpo e bonito para os clientes chegarem, mas a população tem que colaborar também, sem jogar lixo nas calçadas”, afirmou.

O cronograma da operação para os demais bairros está sendo divulgado através de uma campanha educativa nas emissoras de rádio e do uso de bikes som nas localidades atendidas. O calendário também pode ser consultado no Facebook da Prefeitura do Recife e através do telefone 156 da Emlurb.