NOTÍCIAS

Cultura | 09.07.14 - 14h28

Mamam recebe o lançamento do fanzine Sótão HQ

Publicação é resultante do curso de produção de quadrinhos Deleitura.

Depois de 128 horas de aula, os alunos do curso Deleitura: de quadro a quadro irão apresentar seus resultados reunidos no fanzine Sótão HQ. O lançamento acontece nesta sexta-feira (11), às 19h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM). O curso foi criado pela Livrinho de Papel Finíssimo em parceria com a Fabrica-si e Núcleo de produção Engenho Digital, e realizado com recursos do Funcultura – Fundo de Cultura de Pernambuco, com apoio cultural do MAMAM e Sesc Ler Goiana.

Ao longo dos encontros, cada participante desenvolveu a sua história desde a concepção do roteiro até o pensamento sobre a divulgação e distribuição dos livretos. Além de um momento importante para o cenário editorial pernambucano, o curso se mostrou para os educadores como um experimento metodológico de ensino-aprendizagem do processo de produção de histórias em quadrinhos.

Foram quatro módulos - Concepção e Roteiro, Ilustração, Arte-Finalização e Publicação -, ministrados por Rodrigo Acioli, Tiago Acioli, Camilo Maia e Sabrina Carvalho, respectivamente. Num processo cumulativo, em que a mesma história pensada no primeiro módulo foi sendo trabalhada em camadas de diversas naturezas, os educadores acreditam que o objetivo principal de propiciar autonomia a quem produz quadrinhos para a autopublicação foi alcançado. O processo pode ser acompanhado através do site deleitura.com.

O acesso às atividades e material necessário foi totalmente gratuito. As 50 vagas oferecidas foram disputadas por 133 candidatos que enviaram textos sobre seu envolvimento com as HQs e sua expectativa com relação ao curso. As aulas aconteceram no Recife e em Goiana, onde a exposição dos resultados aconteceu no último dia 6, no foyer do Centro Cultual Historiador Antonio Corrêa de Oliveira, no Sesc Ler Goiana.

SERVIÇO
Lançamento do fanzine Sótão HQ – Culminância do curso Deleitura: de quadro a quadro
Quando: Sexta-feira, 11 de julho, a partir das 19h
Onde: Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM)