NOTÍCIAS

Cultura | 09.07.14 - 17h07

PCR retira construções irregulares em habitacional no Cordeiro

Foram demolidas 12 invasões e 8 demarcações retiradas. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

A Secretaria-Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) realizou, na manhã desta quarta-feira (9), a remoção de parte das construções irregulares e demarcações instaladas no Conjunto Residencial Casarão do Cordeiro, Zona Oeste da cidade. A ação aconteceu em parceria com a Guarda Municipal do Recife, Gerência de Operações (Geop), Polícia Militar e Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI).

Toda a iniciativa aconteceu de maneira pacífica e mantendo o diálogo com os moradores responsáveis pelas construções. Desta forma, foram demolidas 12 novas construções irregulares e retiradas 8 demarcações de terreno. Depósitos, fiteiros, muros e borracharia estavam entre os serviços que eram oferecidos nesses espaços.

Há várias semanas equipes da secretaria realizam visitas para reconhecimento dos pontos críticos do habitacional. Durante as visitas também foram emitidas notificações às irregularidades, dando um prazo de retirada dos objetos antes da demolição. Inicialmente, apenas as novas construções foram demolidas, no entanto, todas as invasões serão removidas para garantir, principalmente, a segurança dos moradores.

Para a Secretaria-Executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, a segurança é um dos principais motivos para a realização das ações. "Muitas ocupações irregulares estão instaladas de forma que podem provocar futuros problemas estruturais nos prédios. Essa preocupação é refletida na denúncias feitas pelos próprios moradores. Por isso, vamos continuar com a ação aqui no habitacional, estudando a situação das construções mais antigas. Depois daqui, partimos para outros lugares ", comenta.

Neste processo de mudança no sistema urbanístico da cidade, o papel do cidadão é fundamental. A pasta indica que a população, antes de iniciar qualquer tipo de construção, procure a Gerência Regional da Secon, onde serão disponibilizados todos os procedimentos legais para tal.