NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.07.15 - 11h48

Moradores do Ibura participam da Feira de Serviços

img_alt

Ação disponibilizou a inclusão no cadastro do Bolsa Família, corte de cabelo gratuito e exames de saúde, e foi realizada na Escola Municipal Simões Barbosa durante toda a manhã desta quarta-feira (8). (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Nesta quarta-feira (8), moradores do Ibura tiveram acesso a uma feira de serviços promovida pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ibura, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife. A manhã de serviços aconteceu na Escola Municipal Simões Barbosa e a população pode assistir a uma esquete de teatro em que os atores encenaram uma peça alertando pais e crianças sobre trabalho infantil e exploração sexual.

Além disso, era possível se cadastrar no Bolsa Família, corte de cabelo gratuito, aferição de pressão e glicose, e ainda, oficinas de orientação sobre o uso abusivo de drogas e redução da maioridade penal.

De acordo com a secretária Ana Rita Suassuna, que acompanhou a ação, o CRAS tem por objetivo trabalhar a integração das família com as políticas oferecidas pela Prefeitura do Recife, como saúde, educação e assistência, além de divulgar os serviços a que a população tem direito. "Ao promover esse tipo de ação nas comunidades, a Prefeitura pretende garantir a qualidade de vida das pessoas através da oferta de serviços no território, o que facilita o acesso", pontuou.

A dona de casa Suely de Fátima, 56 anos, moradora do Ibura, levou sua filha e neto para a feira de serviços, ao final da esquete de teatro ela estava muito emocionada, e explicou que as situações representadas na peça é a triste realidade de muitas crianças, que são exploradas pelos pais ou responsáveis e é preciso denunciar. "Essa peça me tocou porque vejo o quanto as crianças são maltratadas justamente por quem deveria defendê-las e as tratam como adultos. Criança precisa ser criança e estar na escola ou brincando. E essa ação é um alerta aos pais das crianças do Ibura", afirmou.

Para a chefe de de setor do CRAS Ibura, Elaina Oliveira, este é um espaço para ofertar os serviços públicos, trocar informação e trazer a comunidade para perto. "Muitos não tem conhecimento das políticas a que têm direito e são famílias em situação de vulnerabilidade social, por isso é importante que a Prefeitura da Cidade se faça presente através de ações como esta".