NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.07.15 - 11h45

Prefeitura do Recife capacita jovens para o mercado de trabalho

Curso encerrou na terça-feira (7) com a entrega de diplomas a 30 jovens

 

A Prefeitura do Recife, através do eixo de Inserção Produtiva e Ressocialização da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas (SECOD), encerrou, na terça-feira (07/07), a capacitação da primeira turma de qualificação profissional realizada pela pasta, no bairro de Brasília Teimosa. Cerca de 30 jovens em vulnerabilidade social que procuram o primeiro emprego receberam curso de recepção em serviço de saúde, com carga horária de 80h. Na ocasião, a secretária Aline Mariano entregou os certificados de conclusão do curso para os jovens. A SECOD vem estabelecendo parcerias com redes de hospitais privadas para mediar oportunidades e inscrições em vagas de estágio e emprego. Por conta da capacitação e da articulação da equipe da secretaria com a iniciativa privada, uma dos estudantes, Maria Eduarda da Silva, 19 anos, já foi até chamada para uma entrevista de emprego, nesta quinta-feira (9), em um dos hospitais parceiros do projeto. 

O bairro de Brasília Teimosa e as comunidades Beira Rio e Bode, no bairro do Pina, receberam capacitação de técnicos do eixo de ressocialização da Secod. Para a secretária Aline Mariano, os alunos souberam aproveitar a oportunidade. “Vocês saem daqui diferentes, porque o conhecimento é algo que não se perde. Esse é o primeiro passo. Hoje vocês já se sentem capacitados e criaram um vínculo com a secretaria, por isso não vamos perdê-los de vista, continuaremos com o acompanhamento. Mas pedimos que vocês alunos, não nos percam de vista também. Cabe a vocês e à nossa equipe terem a responsabilidade de continuar acreditando neste sonho”, enfatizou.

De acordo com o gerente geral de Inserção Produtiva e Ressocialização da Secod, René Gomes, foi realizada, em parceria com os líderes comunitários da RPA-6 – Pina, uma análise dos territórios do Recife para detectar a necessidade social dos jovens de conquistar o primeiro emprego. “Escolhemos, a princípio, a área do Pina para iniciar o trabalho de capacitação em parceria com as escolas João Bezerra e Luis de Camões, que cederam o espaço para a realização das atividades”, explicou. “Nosso trabalho ainda não finalizou, essa apenas é a primeira etapa do nosso real objetivo, que é a inserção na sociedade e no mercado de trabalho”, concluiu René.

Aluna do curso de capacitação, Maria Eduarda da Silva, 19 anos, recebeu no dia do evento, o telefonema de um dos hospitais parceiros da secretaria, informando que ela tinha sido selecionada para mais uma etapa do processo seletivo de recepção hospitalar. “Achei o curso muito importante e graças a ele eu fui selecionada para esse entrevista de emprego. Ninguém começa de cima, eu já consegui uma entrevista. Estou agradecida pela oportunidade”, explicou. Com o apoio de toda a família, Felipe Silva, 21 anos, acredita que o curso foi muito importante para cada aluno. “A capacitação mexeu com todos nós, os educadores ensinaram para gente não só a ser um bom profissional e querer almejar um emprego, mas também a ser uma pessoa melhor com os colegas e companheiros de classe”, ressaltou. 

Com carga horária de 80 horas e duração de um mês, o curso ministrado na Escola Estadual Luis de Camões, em Brasília Teimosa, trouxe o conteúdo programático em módulos que contemplam desde a inscrição em vagas, habilidades e competências, até qualidade e formas de atendimento, comunicação através da imagem, ética profissional e noções básicas de administração. Também tratou de humanização nos serviços de saúde, prática na rotina do atendimento hospitalar, lei do Jovem Aprendiz, técnicas de redação e interpretação de texto.