Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.07.21 - 18h53

Prefeitura do Recife realiza mutirão contra arboviroses em três bairros

img_alt

Nestes sábado (10) e domingo (11), os agentes de endemias farão inspeções no Alto do Mandu, Iputinga e Macaxeira. (Foto: Ikamahã/SesauPCR)

 

O mutirão contra o mosquito Aedes aegypti chega, neste fim de semana, aos bairros do Alto do Mandu e Macaxeira, na Zona Norte, e Iputinga, na Zona Oeste. Ao longo do sábado (10) e domingo (11), os agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife visitarão mais de 2.500 imóveis nos três bairros. No último fim de semana, por causa da chuva, as atividades tiveram de ser suspensas, por isso, os agentes voltam para as mesmas regiões.

O trabalho de prevenção das arboviroses (dengue, chikungunya e zika), no sábado (10), envolverá 39 asaces. Eles inspecionarão 1.500 imóveis nos bairros do Alto do Mandu, Iputinga e Macaxeira. Já no domingo, mil locais estão no foco da atuação dos 26 agentes, nos bairros da Iputinga e Macaxeira. Nos dois dias, as ações acontecerão das 8h às 13h.

Além dos domicílios, os agentes de endemias também visitarão, em cada dia, cinco pontos estratégicos, como borracharias e ferros-velhos, que são locais com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses ambientes, eles verificam, por exemplo, se há depósitos que acumulam água, e também realizam aspirações de alados (mosquitos adultos), além de fazer tratamento químico com inseticida.

Os locais escolhidos para receber as inspeções apresentam um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos. De janeiro até agora, os asaces da Prefeitura do Recife visitaram mais de 940 mil imóveis e cerca de 7,2 mil pontos estratégicos de monitoramento. A Sesau também recolheu mais de 4.600 pneus em desuso que poderiam servir de criadouros para as larvas do mosquito.

BORA SE CUIDAR CONTRA O MOSQUITO – Durante o mutirão, os agentes de endemias também farão inspeções de denúncias de possíveis focos de mosquitos que foram recebidas pelo Conecta Recife, através da ferramenta digital ‘Bora se Cuidar contra o Mosquito’. Nos dois dias, serão visitados 20 locais em diversos pontos da cidade.

A plataforma, que está disponível no site Conecta Recife (conectarecife.recife.pe.gov.br) ou app Conecta Recife, permite que os moradores do Recife acionem a Vigilância Ambiental de forma rápida e eficiente para vistoriar áreas com possíveis focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. Essa é uma das estratégias da Prefeitura inseridas no Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021, lançado em junho. Desde então, já foram recebidas mais de 400 denúncias.

AÇÕES CONTINUADAS – A Prefeitura do Recife realiza ações continuadas para controle dos mosquitos transmissores das arboviroses. Na rotina dos Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) da Secretaria de Saúde do Recife estão visitas domiciliares para orientação da população e verificação de possíveis focos de mosquito; manutenção das ovitrampas (armadilhas para monitorar a infestação do mosquito); análise das Estações Disseminadoras de Larvicidas; adoção da Técnica do Inseto Estéril (TIE); e formação das Brigadas Contra o Mosquito, que envolvem instituições públicas e privadas da cidade.

DADOS – Até o dia 26 de junho deste ano, foram notificados 8.824 casos de arboviroses, sendo 3.845 casos de dengue, 4.860 de chikungunya e 119 de zika. Dentre estas notificações, foram confirmados 1.160 casos de dengue e 3.029 casos de chikungunya. O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 10 a 12/05/2021 (3º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 2,7% (risco alto). Trinta e um bairros apresentaram Risco Muito Alto de infestação pelo Aedes aegypti, com os maiores índices de infestação nos bairros da Jaqueira (9,0), Parnamirim (9,0), Tamarineira (9,0), Várzea (8,7), Dois Irmãos (8,3) e Sítio dos Pintos (8,3).