Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 09.07.22 - 13h51

O balancê tomou conta da cidade

img_alt

Neste segundo fim de semana de festejos juninos, programação montada pela Prefeitura do Recife chegou aos bairros de Campo Grande, Ibura, Totó, Vila Tamandaré e Poço da Panela. No Sítio Trindade, o passeio na roça segue até o próximo dia 15. (Foto: Edson Holanda/PCR)


Os bairros de Campo Grande, Ibura, Totó, Vila Tamandaré e Poço da Panela arrastaram pé para dentro do São João do Recife. Só na noite de ontem, 35 atrações subiram aos palcos dos arraiais descentralizados, montados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar o reencontro do Recife com seus ciclos festivos. O passeio na roça segue na noite de hoje, com mais 39 atrações nos polos espalhados  pela cidade.

A festa nos bairros já começou animada. Famílias, amigos e vizinhos hastearam a bandeira do São João da retomada e se entregaram à programação pertinho de casa. Teve desde criança fazendo sua estreia junina a aniversário em pleno arraial. 

A euforia característica de Almir Rouche contagiou a Vila Tamandaré, na Zona Sul da cidade. Quem estava no melhor dos climas era Hélio Alves, que levou a filha, Manuela Alves, três anos, e a esposa Andreia Maria, 34 anos, para arrastar pé. Além dos  ritmos e tradições juninas, o trio aproveitou para festejar o aniversário de Hélio, que completou 37 anos ontem. “Para mim, foi um presente. Achei o polo muito bom. Ainda mais no dia do meu aniversário, não poderia ser melhor. Estava fazendo muita falta, né? Mas o dia chegou”, comemorou. “Ser aqui pertinho de casa é ótimo. Achei muito legal focar em artistas que são nossos, do nosso povo”, destacou Hélio. 

Conversar com o José Martins, 30 anos, no arraial não foi das tarefas mais fáceis. A animada Ana Beatriz, filha de apenas 4 anos, não abria negociação quanto a parar de dançar. “Ela está bem animada, não tinha chegado a conhecer a festa”, contou Martins, que também levou para o arraial da Vila Tamandaré o afilhado William Cauã, de 9 anos. “A gente traz as crianças para brincar, essas aqui nunca chegaram a conhecer o São João, por exemplo. Gostei para caramba desse polo por aqui. Dá uma desopilada, faz tempo que não saímos num clima desse”, frisou José. 

No bairro do Totó, na Zona Oeste, a festa atraiu até gente de outras cidades. Direto de São José do Egito, Weslane Roberta, 27 anos, juntou o povo para aproveitar. “Gente, aqui é super incrível. Vim do interior e é o primeiro ano que estou participando do São João do Recife. Trouxe filho, marido, e estou achando fantástico. Tive que segurar a minha filha, porque ela queria ir embora com a quadrilha”, contou, dobrando o riso.

No arraial de Campo Grande, Geane Simões, 36 anos, moradora do bairro desde que nasceu, era das presenças mais animadas. Na companhia das filhas, Ana Sofia, 5 anos, e Giovanna Simões, 8 anos, aproveitou a festa do início ao fim. E não foi a primeira vez. “Eu venho sempre. Adorei a mudança de endereço do polo Campo Grande. Ficou melhor, mais amplo, além de ser mais central e acessível. Me sinto até mais segura”, celebrou Geane.

André Augustinho da Silva, 43 anos, também foi com a família toda aproveitar a programação. “É maravilhoso ter um polo perto de casa, com atrações culturais aqui para o bairro. Eu me sinto muito à vontade para trazer toda a minha família”, contou André, enquanto as crianças corriam e brincavam na frente do palco soltando confetes para cima.

Foi o Cavalo Marinho Boi Pintado, da cidade de Aliança, na Mata Norte, que abriu a programação do Poço da Panela. E José Grimário da Silva, o Mestre Grimário, fez questão de registrar “a emoção muito grande por poder voltar a dançar, brincar, se apresentar, depois de anos de pandemia. É uma alegria recomeçar essa história”. Ao todo, a agremiação reúne cerca de 22 integrantes, que utilizam vários instrumentos como rabeca, pandeiro e bagé.

Muito esperado pelo público, Maestro Forró, juntamente com a Orquestra da Bomba do Hemetério, iniciou a apresentação misturando frevo e forró ao som de Alceu Valença. Com uma presença de palco contagiante, que não deixava ninguém parado, ele desceu do palco e embalou o público com uma ciranda seguida de uma quadrilha. “A ciranda é o estilo musical mais democrática que eu conheço. A gente já esteve em 30 países do mundo, e a ciranda reúne pretos, brancos, amarelos, pobres, ricos, todo mundo junto e misturado. Todas as barreiras, preconceitos e rótulos desaparecem através das artes”, exaltou o cantor.

Sítio Trindade - No maior arraial do Recife, a festa de hoje começa cedo, com programação para os pequenos matutos, no palco principal. A partir das 15h, tem Cia de Dança Giselly Andrade, Ilana Ventura e Banda e Tintim por Tintim. Mais tarde, a partir das 18h, 10 atrações se apresentam no parque mais junino da capital, como Salatiel Camarão, Banda Aquarius, Fim de Feira e Jota Michiles.

Amanhã (10), a animação será garantida por mais 13 atrações. Cedinho, a partir das 15h, a programação começa de novo dedicada ao público infantil, com shows da Ciranda da Rosa Vermelha do Recife, Kelly Benevides e Carol Levy. Às 18h, a majestade da ciranda Lia de Itamaracá convida o Recife a celebrar de mãos dadas. Depois, o rala bucho continua noite adentro, com Maciel Salu, Irah Caldeira, Jorge de Altinho e Danilo Pernambucano.