São João do Recife segue neste fim de semana com muita cultura e animação
Com programação que vem contemplando muito forró, outros ritmos locais e tradições nordestinas, nesta sexta-feira (8), a Prefeitura do Recife deu continuidade aos festejos de São João. O prefeito João Campos esteve acompanhando a programação em três dos polos descentralizados e no Sítio Trindade, em Casa Amarela. Este fim de semana ainda conta com atrações em Campo Grande, Ibura, Totó, Vila Tamandaré e Poço da Panela.
“Este ano a gente está fazendo o São João em um momento diferente, mas ele continua com muita cultura. Montamos dez polos descentralizados, que foram divididos em cinco polos no primeiro final de semana e cinco neste segundo final de semana. Essa é uma maneira de levar entretenimento, lazer e cultura para a recifense e o recifense. A tradição nordestina do São João é muito forte, os artistas, as agremiações e os grupos que historicamente são tão importantes para nossa cidade, para nossa cultura”, declarou o prefeito João Campos. Além do Sítio Trindade, o gestor esteve nos polos da Vila Tamandaré, Totó e Ibura.
“Lembrando que no Sítio Trindade, nosso polo central, além de ter as apresentações culturais, temos um ponto de coleta de doações. Quem vem para os festejos, pode ser solidário. O recifense tem essa cultura de ser solidário, vamos ajudar as vítimas do maior desastre climático do município. Estamos fazendo toda a arrecadação de donativos com estrutura para receber e para poder distribuir. Até o dia 15 de julho, acontece o São João do Recife, convido a todas e todos para conferir o festejo, que está bonito demais”, acrescentou o gestor.
Nos polos descentralizados, as atrações espalharam alegria e forró convidando a população a brincar o São João. Na Vila Tamandaré os moradores foram forrozar ao som de Nininha do Coco, Banda Rossi Original, Marcelo Rossiter, Quadrilha Junina Menezes, Elifas Júnior, Amigos Sertanejos e Almir Rouche. “Preparei um repertório especial em homenagem ao nosso São João, que virou um São Julhão”, enfatizou o cantor Almir Rouche.
A dona de casa Luana Lopes, 27 anos, mora pertinho do palco da Vila Tamandaré e veio conferir de perto o forró autêntico com as duas filhas e a sogra Gorete da Silva, que chegou direto de São Paulo para matar saudades dos São João do Nordeste. “Meu sentimento hoje é de alegria e diversão. Passamos dois anos trancadas em casa por causa da pandemia, agora a gente quer aproveitar”, confessou.
No bairro do Totó se apresentaram Coco de Pareia, Raphael Moura, Charles Theone, Marron Brasileiro, Forró Anjo Azul, Banda Loirinha e Quadrilha Junina Lumiar. Esta última, com encantos, emoções e envolvimento típicos das apresentações das quadrilhas do Nordeste.
Com o polo descentralizado instalado na frente de casa, a doméstica Ivanise Veloso, 52 anos, conta que tirou a sorte grande por poder acompanhar as apresentações de tão perto. “Depois de dois anos, eu não esperava por isso, ainda mais na frente de casa. Estou aqui para ver todas as bandas”, contou.
Em Campo Grande o festejo ficou por conta de Nill Ribeiro, Geraldo Maia, Quadrilha Junina Tradição, Alan Ka e Banda, Andrezza Formiga e Companhia do Calypso. Enquanto no Poço da Panela tocaram Cavalo Marinho Boi Pintado, Valdinho Paes, André Macambira, Quadrilhas Juninas Amigos do Furacão, Maestro Forró e o Fole Assoprado, Benil e Banda Santa Clara.
SÍTIO TRINDADE - No Sítio Trindade, o primeiro ciclo festivo a ganhar as ruas da cidade em dois anos seguiu animado, com muito balancê, coco e até ciranda. No Palco Principal do Sítio Trindade: Cascabulho, Quinteto Violado, Forró do Muído, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim. Já no Palco Sala de Reboco: Forró Sensação, Forró de 3, Ivan Ferraz, Pecinho Amorim, Sevy Nascimento.
SÃO JOÃO SOLIDÁRIO - Até o próximo dia 15 de julho, o São João promoverá a arrecadação de donativos para as famílias atingidas pelas chuvas. Logo na entrada do parque mais junino da capital, um ponto de coleta receberá alimentos não perecíveis, artigos de higiene pessoal e fraldas descartáveis para bebês, durante todo o calendário festivo, das 12h às 22h.