NOTÍCIAS

Cultura | 09.08.12 - 13h20

Feira de Serviços movimenta Comunidade do Pilar

[caption id="attachment_23899" align="alignleft" width="334"] Na manhã, foram realizadas atividades recreativas, esportivas e circenses. Foto: Irandi Souza[/caption]

A comunidade do Pilar, localizada no Bairro do Recife, recebe nesta quinta-feira (09) uma ação promovida Rede Intersetorial do Pilar. A atividade, que acontece no galpão da empresa OGMO Recife (Avenida Alfredo Lisboa, s/n – Bairro do Recife), é chamada de Feira de Serviços do Pilar. Até as 16h, estão sendo realizadas diversas ações a fim de a promoverem a cidadania e a integração dos moradores da localidade, com um novo olhar sobre as obras do Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da Comunidade do Pilar, que está sendo realizado no local.
 
Participam da Rede Intersetorial as secretarias de Controle Urbano e Desenvolvimento e Obras, Saúde, Educação, Assistência Social, Especial da Juventude, assim como Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Instituto Pelópidas da Silveira. “O programa do Pilar não é apenas um habitacional. É um habitacional com inclusão social. E essa ação vem para integrar várias pastas da gestão com o objetivo de oferecer por meio de serviços básicos e necessários, a identificação da comunidade com o programa”, explicou a coordenadora de Planejamento do Programa Pilar, Nancy Nery.  
 
No período da manhã foram realizadas atividades recreativas, esportivas e circenses, contação de estórias, apresentação de teatro e música, entre outros. Além disso, ao longo do dia, serão oferecidos serviços de corte de cabelo, vacinação, emissão de documentos e exposição de materiais recicláveis. A moradora da comunidade do Pilar, Patrícia Leite, conseguiu tirar a segunda via do CPF por meio da ação. “Procurei o serviço para fazer meu CPF, mas acabei participando de outras atividades. Projetos como esses são importantes para nossa comunidade, pois muitas pessoas não têm informação nem condições de pagar por um simples corte de cabelo”, comentou Patrícia.
 
Na feira, os visitantes podem observar os diversos painéis com imagens do projeto de requalificação urbanística do Pilar expostos pela Empresa de Urbanização do Recife (URB). O Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) trabalha no sentido de orientar os moradores que desejam ser incluídos no Bolsa Família, ministrando uma oficina informativa sobre o Programa e demais benefícios sociais. A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã oferece aos cidadãos o serviço de emissão da primeira via do CPF. É possível também dá entrada na segunda via da certidão de nascimento e da certidão de casamento.
 
A sustentabilidade ambiental é tema das atividades de duas equipes. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) promove a oficina “Reaproveitando com Arte”, das 14h às 16h, com o objetivo de conscientizar a população sobre a reutilização das garrafas pet, transformando-as em brinquedos, enfeites e utensílios domésticos. Já o grupo Recicla, formado por agentes comunitários e de saúde ambiental da Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o Iasc, oferece a oficina de reaproveitamento de resíduos para crianças da comunidade do Pilar com destaque para a aula de como transformar garrafas PET em utensílios domésticos.
 
Estamos tentando promover uma melhor qualidade de vida pra essas pessoas, por meio de um trabalho continuado, que visa dar suporte as famílias com a implantação desse grande projeto. O trabalho não para por aqui e nós vamos continuar acompanhado as necessidades dos moradores do Pilar”, explicou a psicóloga do IASC, Marisa Vital.
 

[flickrslideshow acct_name="recifeweb" id="72157630988839746"]

 

Veja a programação da tarde da Feira de Serviços do Pilar:
 14h-14h30 | Apresentação do CRAS e da Celpe (Orientações sobre Tarifa Social)
15h-15h30 | Apresentação do Teatro do Escola Nossa Senhora do Pilar.
16h | Encerramento: Tambores do Pilar