NOTÍCIAS

Cultura | 09.08.13 - 16h35

Prefeitura do Recife e Ameciclo se encontram para debater as ciclovias da cidade

[caption id="attachment_37216" align="alignleft" width="680"] Na reunião, os secretários João Braga e Felipe Carreiras ouviram sugestões dos cicloativistas. (Foto:Ivanildo Francisco/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife recebeu, nesta sexta-feira (9), representantes da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo). No encontro foram discutidas soluções para o uso da bicicleta com segurança na cidade. Os secretários de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, e de Turismo e Lazer, Felipe Carreras, ouviram atentamente sugestões dos ciclistas.

Na reunião, a gerente-geral de Planejamento da Mobilidade da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Sandra Barbosa, apresentou uma proposta inicial para a construção de uma ciclovia no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, que interliga as rotas da Estrada do Arraial e Encanamento. Também foi debatida a sinalização e o compartilhamento de faixas de rolamento entre bicicletas e demais veículos.

O encontro mostra a postura da gestão de discutir com a sociedade alternativas de implementar ações para melhorar a vida das pessoas. De acordo com o secretário João Braga, a reunião foi importante para aprofundar a discussão sobre ciclovias na cidade. “Temos o compromisso com a mobilidade e é importantíssimo ouvir os ciclistas. Dessa forma, vamos nos encontrar mais vezes para debater mais o assunto”, destacou Braga.

Para Felipe Carreras, o diálogo é essencial. “Esse encontro foi de extrema importância já que a gente abriu um canal de diálogo com os cicloativistas. A prefeitura está se preparando para começar a implantar as ciclovias e ciclofaixas de mobilidade no Recife e esse intermédio precisa ser permanente para estarmos sempre em sintonia com as necessidades da sociedade”.

Um dos integrantes da Ameciclo, Guilherme Jordão avaliou como positiva a conversa com representantes da prefeitura. “A iniciativa de abrir a discussão é ótima para que se possa ouvir os anseios da população”, ressaltou. Em dez dias, um novo encontro entre prefeitura e Ameciclo deve acontecer.