NOTÍCIAS

Cultura | 09.08.13 - 18h04

Prefeitura do Recife e Governo do Estado juntos pela comunidade dos Coelhos

Na manhã deste sábado (10), uma parceria entre a Prefeitura do Recife, o Governo do Estado e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) possibilitará a doação de geladeiras econômicas e lâmpadas fluorescentes compactas às vítimas do incêndio ocorrido na última segunda-feira (05), na comunidade do Campinho, Bairro dos Coelhos. As inscrições dos beneficiários serão realizadas neste sábado (10), das 8h às 12h, na Escola Municipal dos Coelhos, na Rua dos Coelhos, nº 591, durante a ação do Governo Presente. Os refrigeradores serão entregues quando as famílias estiverem acomodadas em suas novas residências.

Na ação, a comunidade também terá acesso gratuito à emissão de documentos e certidões; atividades esportivas, apresentação de circo e ainda vacinação e orientações sobre cidadania e cuidado com a saúde. As pessoas poderão tirar Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Registro de Nascimento e segunda via da Certidão de Casamento, que, no momento, é a maior demanda da comunidade. O município também vai realizar inscrição para o Cad Único, vacinação (Pólio, gripe, antitetânica e sarampo), cadastro prioritário no posto de saúde com dentista e pediatra e para atendimento de pré-natal, climatério e prevenção de câncer de colo uterino.

A Secretaria de Educação do Recife estará realizando o Cadastramento de jovens e adultos para o programa de alfabetização “Lição de vida”, bem como a inserção de crianças e jovens no programa de aceleração de aprendizagem do município. Também será feita a identificação dos que estão fora da escola para reintegrá-los ao sistema de ensino. A programação inclui também atividades esportivas, lúdicas e de lazer, com uma equipe de cinco professores de educação física do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) atendendo ao público num espaço de 100 metros quadrados.

"Essa ação de ocupação social é muito importante pois a população tem acesso direto aos serviços, políticas públicas executadas pelo município. É importante essa ação incisiva de divulgar e ofertar os serviços no próprio território, próximo da população e envolvendo diversas secretarias. Além disso, vamos manter essa parceria com o Governo Presente em todas as ocupações, que a partir de agora vai se tornar uma rotina", garantiu Ana Rita Suassuna, Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que está coordenando a ação municipal.

Na ocasião, a Secretaria de Segurança Urbana do Recife, em parceria com a ONG Centro Cultural Picadeiro, irá montar um espaço para apresentações culturais e brincadeiras, em frente à Escola Municipal dos Coelhos a partir das 10h. Serão oferecidas atividades como teatro, malabarismo, perna-de-pau e palhaços para as crianças da comunidade. A Guarda Municipal também estará presente na ação com duas patrulhas e oito agentes, que prestarão apoio aos serviços que serão oferecidos e colaborarão com a segurança.

“Em um momento desse o Governo de Pernambuco não pode ficar ausente e, por isso, resolvemos adiantar o calendário para realizar esta Ocupação Social do Programa Governo Presente nos Coelhos. Além da solidariedade, temos que investir em ações concretas de garantia de direitos”, afirma o secretário de Articulação Social e Regional de Pernambuco (Seart), Aluísio Lessa.

O Secretário ressaltou ainda que foi fechada uma parceria com a Celpe, que irá inserir o nome dos desabrigados da comunidade do Campinho no programa de eficiência energética, que inclui a doação de geladeiras econômicas e de lâmpadas de baixo consumo.  Outros parceiros também irão levar os seus serviços à comunidade, entre eles o Hospital Maria Lucinda, a Brilux, que fará a doação de itens de higiene pessoal, e a loja Esposende que fará uma doação de sapatos.

Dentre as ações estruturadoras que estão programadas para os Coelhos, o Programa Governo Presente irá realizar o 1º Plano de Garantia de Direitos para todos os cidadãos daquele Território Especial de Cidadania (TEC). O Programa atua em 25 TECs do Recife, que são atendidos por quatro Estações (EGP), na RPA-1 (Santo Amaro), RPA-2 (Cajueiro), RPA-5 (Afogados) e RPA-6 (Ibura). As EGP funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.