NOTÍCIAS

Cultura | 09.08.13 - 11h05

Prefeitura do Recife oferece tendas de saúde na Ciclofaixa

A partir deste domingo (11), ciclistas poderão medir o nível de açúcar, calcular o índice de massa corporal (IMC) e receber atendimento em casos de desidratação

Além de garantir uma nova forma de aproveitar a cidade, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife também proporciona um exercício para o corpo e para a mente. A partir desde domingo (11), serão inauguradas três tendas de saúde para atender ainda melhor os ciclistas. A Iniciativa é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com o Instituto de Traumatologia e Ortopedia Romeu Krause (Itork), vencedor de um chamamento público. Esta novidade irá somar aos quatro postos que são promovidos pela Secretaria de Saúde do Recife em quatro pontos da Ciclofaixa.

Os atendimentos prestados serão de medição do nível de açúcar, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e atenção nos casos de desidratação. Os profissionais podem, ainda, realizar atendimentos de pequenos curativos e informar as pessoas sobre conhecimentos básicos de ciclismo, como postura e maneira correta de pedalar. As tendas ficarão na Avenida Mário Melo (praça em frente ao Procape), Praça Chora Menino e Avenida Antônio de Góes (em frente ao Dnit). Cada ponto deste terá a presença de um enfermeiro e um técnico de enfermagem. A expectativa do Itork é criar outros 30 postos de atendimento ao longo da Ciclofaixa em até um ano.

Os serviços oferecidos pelo Itork irão complementar os que já existem por meio da Secretaria de Saúde do Recife que oferece postos de atendimento no Parque da Jaqueira, Marco Zero, Dona Lindu e Lagoa do Araçá. As equipes são formadas por professores de Educação Física da Academia da Cidade que estão disponíveis para exames básicos como aferição de pressão arterial, peso e altura dos ciclistas.

Logo que foi lançada, em março deste ano, a Ciclofaixa garantiu duas rotas, ligando Zona Norte à Zona Sul, tendo o Marco Zero como ponto de convergência. Agora, quatro meses após o início do projeto, uma nova rota foi inaugurada saindo da Lagoa do Araçá. O novo percurso tem 9,7 km, passando por 17 bairros, seguindo também até o Marco Zero. A Ciclofaixa funciona das 7h às 16h, aos domingos e feriados já estabelecidos pela Prefeitura.

No primeiro domingo operando com três rotas, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife contou com a participação de quase 17 mil pessoas. Ciclistas de todas as idades se dividiram pelo percurso que conta agora com 35 km, tendo o Marco Zero, no Recife Antigo, como ponto de convergência. Foram realizadas cerca de 30 mil viagens de pessoas que pedalaram pelas rotas. Faça chuva ou faça sol, o projeto já integra a rotina da população garantindo um passeio diferenciado, saudável e divertido por um total de 28 bairros.