NOTÍCIAS

Cultura | 09.08.14 - 07h12

Estudantes da Escola Dom Bosco ficam em 1º lugar na etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica

[caption id="attachment_48008" align="alignleft" width="690"] Três alunos da Escola Municipal Dom Bosco venceram a competição, e outros quatro da mesma unidade conseguiram a 3ª colocação. Todos vão disputar a etapa nacional em SP. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Três alunos da Escola Municipal em Tempo Integral Dom Bosco venceram a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), disputada nesta sexta-feira (8), na quadra da Secretaria Estadual de Educação, no bairro da Várzea. Outros quatro estudantes da mesma escola, localizada em Jardim São Paulo, ficaram em terceiro lugar na disputa prática. A segunda colocação ficou com uma equipe do colégio particular Santa Emília. Todos concorreram no nível 1, que inclui as escolas de Ensino Fundamental, e se classificaram para a etapa nacional da Olimpíada, que será em São Carlos (São Paulo), em outubro. A competição tem o apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação da cidade.

Sessenta e duas equipes de escolas municipais, estaduais e particulares competiram na etapa regional realizada nesta sexta na capital pernambucana, sendo 18 equipes da Rede Municipal do Recife. Outros grupos de nível 2 (Ensino Médio) ainda participam da disputa neste sábado (9), na capital pernambucana e também em Petrolina. No total, 147 equipes participam da Olimpíada em Pernambuco.

Um dos vencedores foi André dos Santos, que tem 15 anos e estuda no 9° ano da Escola Dom Bosco. Esta foi a primeira vez que ele disputou uma competição de robótica. "Viemos mais para participar, não esperávamos ganhar hoje. Nós já vínhamos nos preparando para a competição nas últimas semanas, mas montamos e programamos os robôs com as peças LEGO em um dia, porque o que tínhamos feito antes não deu certo. Tivemos que desmontar tudo e fazer outro do zero. Apesar das dificuldades, conseguimos vencer e já estamos animados para ir para São Paulo", comemorou André, que já planeja seguir carreira na área. "Acho que vou trabalhar com robótica. É a matéria que mais gosto", contou. Ele venceu junto com as amigas Mirele Marques da Silva e Wevelly Karla Maria da Silva, ambas de 13 anos e estudantes do 9º ano. Já Gilbert, Luís Carlos, Kelly e Harmeson, do 7º ano, ficaram na terceira posição e também disputarão a etapa nacional da OBR.

Orientadora da equipe campeã, a professora Grace Batista começou a dar aula de robótica este ano e já está colhendo os resultados. "Estou gostando muito da experiência, pois vejo os meninos muito estimulados. Agora vão ficar ainda mais motivados", comemora a professora de matemática.

Para o coordenador do Programa Robótica na Escola, Jadson Amorim, a participação dos alunos em eventos como este serve de incentivo à continuidade do trabalho nas escolas. "Com essa vitória, eles voltam muito empolgados e mais empenhados, contando aos outros como foi a experiência, querendo programar os robôs a partir dos tablets deles e terminam motivando novos colegas para as aulas de robótica. Depois dessa grata surpresa de hoje, as outras equipes agora vão trabalhar com ainda mais vontade".

No total, noventa e seis estudantes da Rede Municipal do Recife participam desta primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Robótica. Os estudantes tinham cinco minutos para completar um circuito, que é dividido em quatro etapas, incluindo rampas, obstáculos, curvas e objetos que precisavam ser removidos pelos robôs. A pontuação dada pelos juízes dependia da desenvoltura dos robôs em cada etapa. Ao todo, 68 alunos de cinco escolas da Rede Municipal do Recife participaram da modalidade prática da Olimpíada. Outros 28 estudantes de mais duas escolas apenas assistiram às disputas práticas desta sexta, enquanto aguardam para competir na modalidade teórica, respondendo questões de uma prova escrita, no próximo mês. Todos têm entre 11 e 15 anos e são de turmas do 6° ao 9° ano.

A OBR é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A competição trabalha a temática da robótica com foco no estimulo às carreiras científico-tecnológicas, promovendo debates e atualizações, além de possibilitar a descoberta de novos talentos na área.

A participação dos estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal na OBR faz parte do Programa Robótica na Escola, iniciado pela Secretaria de Educação do Recife em fevereiro deste ano. O grupo que participa da competição é o mesmo que foi para a Robocup, um dos maiores eventos de robótica do mundo e que este ano aconteceu em João Pessoa, em julho. Além da OBR e da Robocup, cerca de dois mil alunos da Rede Municipal também visitaram a terceira edição da Campus Party Recife, entre os dias 24 e 26 do último mês. No estande da Prefeitura, muitos participaram de oficinas de robótica ministradas por oito estudantes do 6º ao 9º da rede, entre outras atividades.