Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 09.08.16 - 12h06

Estudantes com deficiência visual participam de oficina no Museu da Cidade do Recife

img_alt

A atividade será ministrada pela artista visual Dominique Berthé (Foto: Divulgação)

 

A artista visual Dominique Berthé realiza nesta semana duas oficinas no Museu da Cidade do Recife/Forte das Cinco Pontas. A primeira, que acontece nesta quarta (10) e quinta-feira (11), às 10h, é voltada para estudantes com deficiência visual das Escolas Mário Melo e Padre Antônio Henrique. Com o tema “Paisagem na mão” a atividade vai explorar a capacidade tátil de cada um dos participantes. Dominique Berthé está com a exposição fotográfica Paisagens em cartaz no Museu da Cidade, até o dia 28 deste mês. 

A segunda oficina, intitulada “Viagem em paisagem”, acontece na sexta-feira (12), às 15h, e será destinada aos estudantes da Escola Municipal Engenho do Meio. Ela vai estimular os participantes a percorrer a palavra "paisagem" para descobrir as possibilidades de associações criativas com as letras nela contidas. Os materiais utilizados serão papéis (jornais e de revistas, folhas grandes, papel madeira, branco e preto), cola branca, pinceis e tesouras. Depois será feita uma visita comentada, pela artista, à exposição.

Mostra - Paisagens é baseada no homônimo segundo livro de Dominique Berthé, que reúne imagens captadas no Nordeste brasileiro desde o início dos anos 2000, quando a fotógrafa veio morar definitivamente no país. São exibidas 22 fotografias extraídas da compilação. Os registros retratam texturas naturais, marcas da passagem do tempo no homem nordestino e na natureza. Ainda há uma sala de projeção de imagens (são projetadas todas as fotos da publicação e mais 50 extras com paisagem sonora – a captação de sons foi feita por Saluá Oliveira).

A partir dessas imagens de plantações de cana de açúcar, Paisagens dialoga com a exposição anual, Doc(e) Recife, em cartaz no Museu, e que aborda a história do município através da trajetória do açúcar e seu impacto na vida política, econômica, social e cultural da cidade.