Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 09.08.18 - 19h19

CTTU realiza ação educativa em alusão ao Dia do Pedestre

 
Ato aconteceu na manhã da última quarta-feira (8), nas proximidades do Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife 

 

Para comemorar o Dia do Pedestre, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife, (CTTU) promoveu, na última quarta-feira (8), uma ação educativa para conscientizar pedestres e condutores sobre a importância da travessia segura. A atividade foi realizada das 8h às 14h nos cruzamentos existentes na Avenida Norte e na Avenida João de Barros. Na ocasião, a Trupe da CTTU auxiliou a travessia nas faixas de pedestres e abordou condutores para informar sobre a importância de ter um comportamento seguro no trânsito.

De acordo com o artigo 214 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), deixar de preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado que esteja na faixa, que não tenha concluído a travessia mesmo com o sinal verde para os veículos ou portadores de deficiência física, crianças idosos e gestantes é infração gravíssima e a multa é de R$ 293,47. Assim como os motoristas, os pedestres também precisam ter consciência dos seus direitos e deveres no trânsito. É importante atravessar sempre na faixa, aguardar o semáforo fechar para os veículos e agradecer ao condutor que der preferência para a travessia.

Maria Ingrid de Almeida, 19 anos, foi uma das muitas pessoas que atravessaram na faixa de pedestres e ouviu as dicas com atenção. “Acredito que mobilizações como essas são importantes, pois a educação pode evitar acidentes", comentou.

Além de prestar auxílio a quem queria atravessar, a Trupe também alertou os condutores sobre cederem a preferência aos pedestres não só onde estava acontecendo a campanha, mas também em outros lugares da cidade. E esse incentivo agradou Joana Flor, que estava passando pelo local. “Eu, como mãe, pedestre e motorista, espero que a ação conscientize mais as pessoas. Atravessar fora da faixa, achando que vai ganhar tempo, na verdade, pode ser fatal", disse.

CAMPANHA EDUCATIVA - A educação para o trânsito é considerada um dos pilares mais importantes na gestão de trânsito do Recife. Por isso, a CTTU vem realizado diversas campanhas educativas com foco na conscientização dos condutores no respeito às leis de trânsito e na proteção dos ciclistas e pedestres, focando, principalmente, em ações dentro das escolas públicas e privadas do município, uma vez que as crianças e adolescentes são considerados agentes multiplicadores. Entre os temas abordados estão condutas seguras e atitudes cidadãs no trânsito, como o respeito aos pedestres e aos ciclistas. Além disso, são elaboradas diversas ações de ruas, que atingem um público-alvo mais amplo, com o intuito de abranger pessoas de todas as faixas etárias, a exemplo da Operação Volta às Aulas, que está sendo realizada desde 1º de agosto.