Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 09.08.22 - 19h16

Prefeitura entrega certificados de curso de formação básica de cuidadores de pessoas idosas

img_alt

O curso foi realizado no Sesc de Santa Rita e 30 pessoas cumpriram a carga horária de 24 horas/aula (Foto: Edson Holanda/PCR)

A Prefeitura do Recife entregou nesta terça-feira(09.08) certificados a 30 pessoas que participaram da 9ª turma do Curso de Formação Básica de Cuidadores de pessoas idosas, organizado pela Secretaria-Executiva de Direitos Humanos, em parceria com o  Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir). O curso foi realizado no início deste mês no Sesc de Santa Rita e para receber os certificados foi preciso cumprimento de carga horária de 24horas/aula.

Jucilene Valesca, 35 anos, moradora da Mustardinha, já  atua na atenção básica da Saúde e participou dessa formação."Eu aproveitei a oportunidade que apareceu de fazer esse curso com a perspectiva familiar, mas para também ajudar na atuação do meu trabalho e por almejar sair do país para atuar profissionalmente em outros locais onde há uma grande demanda nessa área profissional", diz Jucilene.  

De acordo com Cacilda Medeiros, gerente da Pessoa Idosa, da Prefeitura do Recife, os alunos tiveram noções de primeiros socorros, principais doenças decorrentes do envelhecimento, espiritualidade e religião, higiene, qualidade de vida, saúde do cuidador, postura profissional, legislação trabalhista, Estatuto do Idoso e política e legislações voltadas para garantia e promoção dos direitos da pessoa idosa. No conteúdo programático também foi incluído informação sobre envelhecimento humano, saúde do idoso, alimentação, comunicação e lazer. 

Desde 2019 quando esse curso passou a ser oferecido pela Prefeitura, já foram capacitadas 115 pessoas e somente em 2020, em virtude da pandemia, não foi realizada nenhuma formação. "A proposta dessa formação básica é criar possibilidades para o desenvolvimento de competências que possam auxiliar na prática de atividades relacionadas ao cuidado da pessoa idosa com qualidade, responsabilidade e segurança", ressaltou Cacilda.