NOTÍCIAS

Cultura | 09.09.13 - 16h46

Prefeitura devolve terreno à comunidade do Coque

[caption id="attachment_38228" align="alignleft" width="680"] Geraldo: "O próximo passo será apresentar algumas sugestões para que os moradores possam escolher como o terreno será utilizado". (Foto:Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

A Prefeitura do Recife vai devolver à comunidade do Coque o terreno onde seria construída a nova sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE). A decisão foi anunciada pelo prefeito Geraldo Julio, na manhã desta segunda-feira (9), durante assinatura de um termo de compromisso entre a PCR e a entidade cancelando a cessão do terreno, feita em 2012. O governador Eduardo Campos e outras autoridades do Estado e do Município participaram do ato, realizado na Prefeitura
          
A Secretaria de Governo e Participação Social do Recife está debatendo com os moradores do Coque uma solução conjunta para o uso do terreno - uma reunião já foi realizada após a assinatura do termo de compromisso. Já a nova sede da OAB funcionará no antigo prédio do Jornal do Commercio, na Rua do Imperador, que será reformado. O imóvel foi cedido pelo Governo de Pernambuco.
          
Geraldo Julio reforçou a importância do diálogo entre os diversos atores na condução do processo. “Nós passamos oito meses debatendo para tomar uma decisão que fosse favorável a todo mundo. O próximo passo será apresentar algumas sugestões para que os moradores possam escolher como o terreno será utilizado. Mas a devolução à comunidade foi, sem dúvida nenhuma, um ato muito importante para todos que moram no Coque. O diálogo sempre é o melhor caminho”, pontuou o prefeito.

O terreno, que possui uma área de 4.338,23 metros quadrados, foi cedido pela PCR à OAB no final do ano passado. O espaço está localizado em uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS). A partir da assinatura do termo, a PCR reitera o interesse de que o espaço seja priorizado para a construção de equipamentos públicos voltados para a comunidade.

O governador Eduardo Campos afirmou que a decisão anunciada nessa manhã servirá como um resgate histórico da cidade. “Com o ato de hoje nós vamos resolver, de uma só vez, vários problemas. Primeiro vamos restaurar um imóvel histórico da cidade; também vamos facilitar os serviços de uma instituição que tem grandes serviços prestados à sociedade, que é a OAB”, ressaltou.

Presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo argumentou que a integração foi determinante para a resolução do impasse. “O Governo do Estado nos ofereceu uma alternativa muito interessante, que atende aos interesses da OAB, da comunidade do Coque e de toda a sociedade. O prédio do antigo jornal tem três vezes o tamanho da nossa atual sede”, explicou.

Representante do Coque, Renê Guedes, 49 anos, classificou a postura da Prefeitura como um gesto de respeito à comunidade. “Hoje estou me sentindo respeitado. Geraldo Julio foi um parceiro determinante. Antes da eleição ele já dizia que iria resolver essa questão”, comemorou.

FÓRUM - Antes do anúncio da devolução do terreno à comunidade do Coque, o prefeito Geraldo Julio participou da abertura do Fórum Nordeste 2013, no Arcádia do Paço Alfândega. O encontro, que é promovido pelo grupo EQM, tem o intuito de promover o debate sobre as oportunidades para o momento político e econômico do Nordeste brasileiro. “Eu peço que a gente permaneça reunindo o Nordeste inteiro aqui no Recife para fazer esse tipo de diálogo, que se transforma em riqueza”, salientou Geraldo Julio.