NOTÍCIAS

Mulher | 09.09.15 - 10h13

Conferência Municipal da Mulher do Recife tem início nesta quinta-feira (10)

O encontro dura três dias e visa discutir políticas públicas para o segmento

Mais política e poder para as mulheres é o tema da VI Conferência Municipal da Mulher do Recife promovida pela Prefeitura do Recife e pelo Conselho da Mulher do Recife, entre os dias 10 e 12 de setembro, no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena. O objetivo do encontro é construir recomendações para o Sistema Municipal de Políticas para as Mulheres e propostas para a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (IV CEPM), de 9 a 11 de dezembro.

No evento, serão verificadas as propostas para o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres 2015/2018, eleição das delegadas para participar da IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres e das novas conselheiras municipais para o triênio 2015 a 2018. Também será apresentado o balanço de todas as ações realizadas pela SecMulher na atual gestão. O evento destina-se a mulheres e entidades de mulheres que participaram das etapas preparatórias e foram escolhidas como delegadas nas 11 pré-conferências realizadas em julho e agosto.

O credenciamento terá início no dia 10 de setembro, às 16h. A mesa de abertura será às 18h, com participação de representantes das secretarias das Mulher municipal, estadual e federal. Além do Poder Judiciário, Conselho Municipal da Mulher, Câmara Municipal de Vereadores, OAB, Departamento de Polícia da Mulher, Ministério Público de Pernambuco e do Comitê Impulsor de Pernambuco da Marcha das Mulheres Negras. A secretária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), Aparecida Gonçalves, fará a abertura magna com o tema Mais Políticas de Poder para as Mulheres, juntamente com a deputada federal Luciana Santos (PCdoB).

No segundo dia (11), a partir das 9h30, as participantes debaterão o sistema de política para as mulheres e os avanços e desafios da política para o segmento e o controle social. Será realizada uma prestação de contas da gestão municipal para a sociedade civil. Sete grupos de trabalho serão formados para debater os seguintes eixos: sistema de políticas para as mulheres; mulher e direito à cidade; enfrentamento à violência; educação não-sexista, antirracista, não-lesbofóbica, não-transfóbica e laica; atenção integral à saúde das mulheres e respeito aos direitos sexuais e reprodutivos; autonomia econômica das mulheres e sistema político com participação e igualdade para as mulheres.

Todas as demandas aprovadas nos grupos irão para a Plenária Final, no dia 12, que será composta pela sociedade civil, servidoras da gestão municipal e as conselheiras da mulher. Neste dia, ainda serão eleitas das delegadas para a Conferência Estadual e as conselheiras. Todas as discussões irão incorporar as dimensões de classe, identidade de gênero, relação étnico racial, geracional, livre orientação sexual, mulheres Trans e mulheres com deficiência.

CONSELHO MUNICIPAL - Serão eleitas, na plenária final, as conselheiras e suas respectivas suplentes para o triênio 2015/2018. O Conselho é formado por 49 mulheres, sendo 12 representantes da sociedade civil, seis servidoras municipais e seis representantes da gestão municipal. Todas as Regiões Político- Administrativas do Recife (RPA´s) têm representações.

PRÉ-CONFERÊNCIAS - Ao todo, foram realizadas 11 pré-conferências e uma conferência livre na Colônia Penal Feminina do Recife. Nove encontros forma direcionados às seis RPA´s do Recife, um as representações de Entidades Gerais de Mulheres e um às servidoras municipais da Prefeitura do Recife. As atividades tiveram início no dia 4 de junho e seguiram até o dia 15 de agosto.

 

Programação:

1° Dia – 10 de setembro de 2015

 

HORÁRIOS

ATIVIDADES

16:00h

Credenciamento

17:30h

Apresentação Cultural

18:00h

Mesa de Abertura:

Prefeito da Cidade do Recife

Secretaria Municipal da Mulher

Conselho Municipal da Mulher

Representante da Câmara Municipal de Vereadores

Comissão em Defesa da Mulher Advogada

– OAB/PE

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Ministério Público de Pernambuco

Poder Judiciário

Departamento de Polícia da Mulher/Secretaria de Defesa Social

Comitê Impulsor de Pernambuco da Marcha das Mulheres Negras

Secretaria de Política para as Mulheres/Presidência da República

Secretaria Estadual da Mulher

19:00h

Abertura Magna – “MAIS POLÍTICAS E PODER PARA AS MULHERES”

Palestrantes:

Aparecida Gonçalves – Secretária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Secretaria/SPM

Luciana Santos – Deputada Federal/Presidenta Nacional do Partido Comunista do Brasil-PC do B

 

 

2° Dia – 11 de setembro de 2015

 

HORÁRIOS

ATIVIDADES

08:00h

Credenciamento

08:30h

Leitura de Regimento (Conselho Comissão Organizadora da Conferência)

09:30h

1° Painel – Sistema de Política para as Mulheres (Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM – Lúcia Rincón)

10:00h

2° Painel – Avanços e Desafios da Política para as Mulheres e Controle Social – Gestão Municipal (Prestação de contas Secretaria Municipal da Mulher e   Conselheira da Sociedade Civil)

10:30h

Debate

 12:00h

Almoço

14:030h

Trabalho de Grupo

Encerramento do credenciamento

17:00h

Encerramento

 

 

3° Dia – 12  de setembro de 2015   

                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

HORÁRIOS

ATIVIDADES

08:00h

Plenária Geral - (Conselho / Comissão Organizadora da Conferência)

12:00h

Almoço

13:30h

Leitura das Moções e Aprovação

14:00h

Eleição das Delegas para a IV Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres

15:00h

Eleição do Conselho Municipal da Mulher do Recife para o Triênio 2015/2018

16:00h

Encerramento com apresentação das Conselheiras Eleitas para o Conselho