Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 09.09.22 - 13h52

Prefeitura do Recife promove mutirão de serviços de saúde na Zona Oeste, neste fim de semana

Primeira edição do “Recife Cuida nos Bairros” vai acontecer na Iputinga, nestes sábado (10) e domingo (11). Consultas, exames e vacinação estão entre os serviços que serão ofertados no evento

Um fim de semana inteiro dedicado aos cuidados com a saúde do recifense. Consultas, exames, avaliação física, vacinação, atividades de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), entrega de medicamentos, distribuição de preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal, entre outras ações. A primeira edição do “Recife Cuida nos Bairros”, mutirão de serviços de saúde promovido pela Prefeitura do Recife, acontece, nestes sábado (10) e domingo (11), na Iputinga, Zona Oeste da cidade.

A ação vai acontecer na Escola Municipal Diná de Oliveira, no bairro da Iputinga. A iniciativa faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. 

No sábado, das 8h às 18h, e no domingo, das 8h às 16h, serão ofertadas, sem necessidade de agendamento, consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista, dentista, enfermeiro e nutricionista. Além disso, serão realizados exames de mamografia, preventivo ginecológico, testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais, além de testes de covid-19. 

“O Recife Cuida nos Bairros tem como principal objetivo ampliar o acesso aos serviços de saúde à população recifense que, por algum motivo, tem dificuldade de chegar na nossa Rede Municipal de Saúde. Por isso, a gente pede que os moradores da capital, especialmente aqueles das comunidades Chiclete, Pirulito, Bomboniere e Cajá, participem desses dois dias tão importantes”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Os moradores da região também vão poder atualizar o cartão de vacinação e tomar a vacina contra covid-19, além de fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e  receber orientação nutricional. No evento, também serão entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal. 

Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) vão realizar auriculoterapia e dar aula de Tai Chi Chuan. No local, também será montada uma tenda de cuidados, onde os usuários vão poder participar de palestras, aulas de yoga, dança, alongamento corporal, entre outros (confira a programação abaixo). Além disso, nos dois dias haverá uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, apresentação de mágico, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.

 

SERVIÇO
Recife Cuida dos Bairros

Data: sábado (10) e domingo (11)

Horário: sábado - das 8h às 18h; domingo - das 8h às 16h

Local: Escola Municipal Diná de Oliveira: Rua São Mateus, s/n, Iputinga

 

Confira a programação da tenda de cuidados:

 

SÁBADO (10) 

11h - Aula de dança

13h - Alongamento

14h - Yoga

15h - Vigilância em Saúde

16h - Flexibilidade

17h - Assistente Social “Educação em Saúde - Direitos Sociais”

DOMINGO (11)

08h - Alongamento

09h - Roda de conversa: alimentação saudável

10h - Aula de dança

11h - Vigilância em Saúde

13h - Alongamento

14h - Yoga

15h - Tai Chi Chuan

 

Confira a programação do polo infantil:

 

SÁBADO (10)

8h30 às 9h30 - show e contação de história com Ilana Ventura 

9h30 às 10h30 - apresentação do mágico Rodrigo Lima

10h30 às 18h - brincadeiras, oficinas, atividades lúdicas com recreadores

 

DOMINGO (11)

8h às 16h  - brincadeiras, oficinas, atividades lúdicas com recreadores

12h às 13h - apresentação do mágico Rodrigo Lima