Mulheres do Prado são beneficiadas com mutirão de mamografias digitais
Serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura do Recife
Por Bernardo Coimbra – especial para a Secretaria Municipal de Saúde
Prevenir é o melhor remédio. O ditado popular pode ser aplicado em diversas circunstâncias ao longo de nossas vidas – e não poderia ser diferente quando lidamos com saúde. E, por isso, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou nesta terça-feira (09), no Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado, o caminhão do programa Amigas do Peito.
O serviço de mamografias digitais é oferecido gratuitamente às moradoras da capital pernambucana. Cerca de 80 exames, um dos mais eficazes no diagnóstico do cancer, foram realizados no local. O procedimento dura aproximadamente 15 minutos.
"Tem muita mulher que luta por essa mamografia e morre sem nem ter feito o exame. Acho a campanha ótima", disse a dona de casa Silvia Santos, 50 anos. Engrossando o coro de mulheres satisfeitas com o serviço, a também dona de casa Miriam Maia, 61, não poupou palavras para elogiar a iniciativa. “Se eu pudesse dar uma nota, seria dez”, concluiu.
Para as interessadas em realizar o exame, a técnica de enfermagem Cleide Amorim informa quais são os requisitos de atendimento. “A mulher interessada em realizar a mamografia deve ter mais de 40 anos ou ter histórico da doença na família”, afirmou. Os resultados são entregues em quinze dias e se algum problema for identificado na avaliação a usuária será encaminhada para tratamento em unidade de referência.
Nos próximos dias 15 e 16, o mutirão de mamografias digitais estará no Centro de Saúde Gaspar Regueira da Costa, no Barro. Em outubro, além das mulheres do Prado, o serviço contemplou moradoras do Totó e redondezas.