NOTÍCIAS

| 09.10.13 - 19h15

Cursos gratuitos marcam o início das atividades do Centro Público de Caranguejo Tabaiares

Mudando a rotina. Lucemar Ferraz, moradora da comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, participou na tarde de hoje (09) de um curso de beleza. A iniciativa faz parte da Jornada Caranguejo Tabaiares, que marca a retomada das atividades do Centro Público Comunitário de Economia Popular e Solidária. O centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, ficou fechado durante seis meses para a realização de uma reforma geral. A Jornada, com programação fechada até a sexta-feira, é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura do Recife, o Sebrae e a Fecomércio.

Lucemar e outras 14 mulheres aprenderão técnicas de maquiagem que ajudarão a melhorar o próprio visual e, principalmente, a empreender. “Achei ótima a iniciativa da prefeitura de reabrir o espaço e de oferecer esses cursos gratuitos. Estou aprendendo uma nova atividade e pretendo abrir meu próprio negócio”, afirmou a autônoma. Já a vendedora de maquiagem e cosméticos, Laudete Batista, 43, já consegue visualizar as oportunidades de profissionalização nas vendas por meio do curso. “As aulas vão me deixar mais preparada para dar dicas aos meus clientes”, disse a empreendedora. O curso de beleza é apenas uma das atividades que fazem parte da programação que conta ainda com oficinas e palestras voltado para o empreendedorismo.

A reabertura do espaço traz aos moradores da comunidade a oportunidade de participarem de ações que promovam a qualificação, o empreendedorismo e o desenvolvimento de pequenos negócio com foco na economia solidária. As palestras, oficinas e cursos de curta duração estão ocorrendo nos turnos da tarde e da noite e incluem temas como identificação de oportunidades de negócios, qualidade no atendimento e controle de gastos. A população também terá acesso ao serviço de Crédito Produtivo e de formalização como Microempreendedor Individual com o objetivo de incentivar a geração de renda por meio do próprio negócio, mas com orientação e planejamento.

“As atividades que o Sebrae oferece à população, em parceria com a prefeitura, estimulam o empreendedorismo e colaboram com o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Atualmente os brasileiros empreendem por conhecer as oportunidades. O segredo do sucesso desses negócios é o planejamento, assunto abordado nos encontros”, comentou a gerente territorial da Região Metropolitana do Recife e Mata Norte do Sebrae, Roberta Correia.

Para a formulação das atividades que passam a fazer parte do Centro Público de Caranguejo Tabaiares, a Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, consultou 101 empreendimentos e empreendedores da comunidade com aplicação de entrevistas e realização de oficina com as lideranças locais. O produto dessa escuta ajudou na definição das estratégias e prioridades para as ações do centro que passam a ter uma agenda permanente devendo ser extensiva aos moradores de bairros vizinhos, como Afogados e Mustardinha.