NOTÍCIAS

| 09.10.13 - 17h30

Distrito Sanitário (DS) II realiza sua etapa Distrital e agora espera pela 11ª Conferência Municipal de Saúde

Evento foi marcado pela eleição dos delegados que representarão o DS na Conferência

O Distrito Sanitário (DS) II deu por encerrada as duas etapas que antecedem a 11ª Conferência de Saúde do Recife. Realizada no último sábado (05), no SEST – SENAT na Av. Beberibe, a Distrital do DS teve como objetivo reunir todos os candidatos a delegados para debater o documento base que norteará as discussões dentro da Conferência para a elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2014-2017.

Conforme os participantes chegavam, eram convidados a se credenciarem e em seguida esperavam para o início do evento.  Por volta das 10hs, a mesa foi convidada para fazer dar o ponta pé inicial aos trabalhos. Estavam presentes o Coordenador do Conselho Municipal de Saúde do Recife, Wellington Carvalho, a Secretária Executiva de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde, Kamila Matos, o Gerente do Distrito, Fernando Lyra e o Conselheiro Distrital, José Enéas, representando o seguimento usuário.

Após as boas-vindas feitas pelos componentes da mesa, o gerente distrital fez uma breve apresentação territorial e explanou assuntos como o Controle Social, as unidades de saúde da área, o Plano de Governo da Secretaria de Saúde, o PMS e, claro, a 11ª Conferência Municipal. Ao final de sua apresentação, a plenária recebeu a visita do Secretário de Saúde do Receife, o Dr. Jailson Correia, que veio dar uma palavrinha aos presentes.

Tento participado de outra distrital no mesmo dia (Distrito Sanitário V), o Dr. Jailson enfatizou que existem muitos problemas para serem solucionados, mas que a gestão, nesses 10 meses já progrediu consideravelmente. “A gente sabe que há muita coisa para fazer. Não podemos falar só das flores, do que já foi feito. Mas, nós estamos com obras bem avanças que servirão para melhorar o atendimento da saúde no Recife”, ponderou o secretario citando a obra do Hospital da Mulher que está sendo construído no bairro de Jiquiá.

Depois desse momento, os participantes foram convidados a se dirigirem aos grupos de debates, previamente escolhidos. Divido em seis grupos (1 – Atenção Básica; 2 – Atenção Especializada; 3 – Atenção de Média e Alta Complexidade; 4 – Vigilância à Saúde; 5 – Gestão do SUS; e 6 – Controle Social e Transparência Pública), cada participante pode dar as suas considerações e melhorar o documento base que será levado à Conferência para compor o quadriênio do PMS.

Ao final, 38 usuários e 18 trabalhadores foram aclamados Delegados (não havendo necessidade de votação).