NOTÍCIAS

Finanças | 09.10.13 - 16h38

Prefeitura do Recife disponibiliza cadastro de autônomos pela Internet

No site da PCR, interessados preenchem formulário, assinam e anexam documentos

Profissionais que prestam serviço de forma autônoma no Recife já podem solicitar pela web a inscrição no cadastro municipal. Para facilitar a vida de quem trabalha por conta própria, a Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife disponibilizou, este mês, a solicitação de inscrição no cadastro de autônomos pela Internet, podendo, inclusive, anexar toda a documentação necessária ao cadastro de pessoas físicas.

A partir de agora, o autônomo não precisa mais se deslocar ao edifício-sede da Prefeitura ou a um dos postos de atendimento da Sefin no Expresso Cidadão (RioMar Shopping ou Parque de Exposições do Cordeiro) para  solicitar a sua inscrição. No site da Prefeitura do Recife, o contribuinte deve escolher a atividade que irá desempenhar e anexar seus documentos pessoais. Em todos os casos, o termo de responsabilidade pelas informações prestadas deverá ser baixado, assinado e anexado à documentação.

“Este é mais um serviço on line da Secretaria de Finanças, que tem como principal referência o foco no atendimento ao cidadão, como consta no Eixo “Profissionalizando a Gestão" do Programa de Governo da Prefeitura do Recife”, ressalta o secretário executivo de Tributação, Márcio Carvalho. “A iniciativa faz parte de um modelo de gestão tributária que prioriza a excelência na prestação dos serviços. Além disso, está prevista para o final deste ano a implantação do novo Portal da Secretaria de Finanças, que contará, além dos diversos serviços disponibilizados em 2013, com ainda mais facilidades para cidadãos e empresas”, complementa.

PASSO A PASSO - Após preencher o formulário eletrônico e enviar a documentação requerida, o sistema gerará um número de processo. De posse desse número, o autônomo poderá acompanhar toda a tramitação de seu processo até que a Unidade de Tributos Mercantis conclua a análise e defira o seu pedido, inscrevendo-o no cadastro. Após o deferimento e inclusão no cadastro, o profissional também poderá emitir na própria Internet o seu Cartão de Inscrição Municipal (CIM). O serviço encontra-se disponível no site da Prefeitura do Recife.