NOTÍCIAS

Cultura | 09.10.13 - 15h02

Prefeitura inicia a retirada de carcaças no Canal do Cavouco

[caption id="attachment_39363" align="alignleft" width="680"] Remoção será realizada em duas etapas, devido ao tamanho das carcaças. (Fotos: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

A Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) começou a retirar, na noite desta terça-feira (08), as carcaças depositadas de maneira irregular no Canal do Cavouco, bairro da Iputinga, na Zona Oeste da cidade. No local, foram abandonadas duas carcaças de caminhões, medindo cerca de 20 metros cada, e um baú de carga. Em cima deles estavam depositadas outras carcaças menores e muita metralha, o que dificultou o trabalho.

Os fiscais da Gerência de Operações (Geop) da Secon retiraram as carcaças menores e a metralha em uma operação que começou por volta das 22h de ontem e só terminou na madrugada desta quarta-feira (09). A ação ocorreu nesse horário para que o trânsito do local não fosse prejudicado. Foram removidas duas cabines de caminhão, uma caminhonete velha e dois pedaços de carro. "Agora que concluímos esta etapa, vamos analisar como retirar a carcaça dos dois caminhões, que são de grande porte e não têm como serem removidos do jeito que estão", explicou o chefe do Geop, Anísio Aziz.

A ideia é, em pedaços menores, transportar os dois caminhões até o depósito municipal, em Santo Amaro, onde será decidido o destino final do material. "Não tem como cortá-los, porque o material é muito resistente e isso levaria bastante tempo. Vamos desmontar as carcaças até que os pedaços fiquem do tamanho necessário para que sejam transportados com segurança", contou Anísio Aziz. A operação desta terça-feira contou com o apoio da Polícia Militar e da Emlurb.

Hoje, os técnicos começam a analisar como vão realizar a segunda etapa. "Vamos ver quais os equipamentos necessários e como tudo será feito. Esperamos que até o final de semana o serviço seja concluído", informou Anísio Aziz. A operação obedece às Leis Municipais nº 16.176/1996 e 16.053/1995 e visa a desobstrução do logradouro público e a melhor mobilidade para carros e pedestres que circulam pela região.