NOTÍCIAS

Cultura | 09.10.14 - 17h12

Dia das Crianças será comemorado com brincadeiras por toda a cidade

[caption id="attachment_49178" align="alignleft" width="680"] Parque Dona Lindu, Paço do Frevo, Sítio Trindade e Museu da Cidade do Recife são alguns dos lugares com programação especial para a criançada. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]


Brincadeiras, dança, teatro, música e contação de histórias fazem parte do cardápio de alegria e diversão preparados para a criançada do Recife celebrar o seu dia. As atividades iniciam no sábado (11), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, e continuam no domingo (12), no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, e no Sítio Trindade, em Casa Amarela.

Confira abaixo a agenda:

Parque Dona Lindu – Dois dias inteirinhos de música e arte dedicados especialmente para a criançada. Essa é a proposta da 2ª Edição do Festival da Criança, que acontece neste sábado (11) e domingo (12), no Parque Dona Lindu. O evento, idealizado pelas musicistas Aninha e Lulu Araújo, da Varinha de Condão Produções, mais conhecidas do público infantil como as Fadas Magrinhas, vai movimentar a agenda infantil com uma variedade de atividades bem especiais, gratuitas, e indicadas para compartilhar com toda família. Na programação: shows, exposições, oficinas, planetário, piquenique e feira de troca de brinquedos, começando às 15h.

No sábado (11), a partir das 15h, além das atividades lúdicas, haverá apresentação de Carol Levy e as Fadas Magrinhas. No domingo (12), no mesmo horário, a programação no palco fica por conta do Boi Marinho, A Bandinha do Bita e o grupo Gangorra (SP), que vem pela primeira vez ao Recife. Formado pela cantora Vange Milliet (do Isca de Polícia), Paulo Lepetti, com direção cênica de Natália Barros (Pequeno Cidadão e Marisa Orth) e cenografia de Gert Seewald (Cocoricó, Rá-Tim-bum e Vila Sésamo) eles encenam pequenas cenas teatrais, brincadeiras e bonecos.

As crianças também poderão trocar os seus brinquedos na Feira de Troca de Brinquedos. Pensando num ambiente mais acolhedor para as famílias, nessa edição, o Festival da Criança inseriu na programação um espaço para piquenique. Assim, o público poderá trazer de casa, seu lanche predileto e desfrutar de um lugar para conversar e recarregar as energias. A proposta é promover interações entre diversas famílias e despertar a atenção para o uso de alimentos saudáveis.

Outra novidade do Festival, é a Cabine Fotográfica, que será montada no parque e onde as pessoas poderão levar para casa uma lembrança em foto do Evento. Mais informações: www.ofestivaldacrianca.com.br.

Museu da Cidade do Recife – O Museu da Cidade do Recife, que fica no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José, vai comemorar, neste sábado (11), às 16h, o Dia das Crianças com atividade lúdica e gratuita para os pequenos. É a "História para se encontrar", contação de uma narrativa com Adélia Oliveira, usando músicas e elementos da cultura popular nordestina, no cenário tão especial para a capital pernambucana.

Na história, João sai andando pelo Recife em busca de seu destino e acaba encontrando muitas aventuras, um rei bicho, um espelho mágico e uma princesa na janela. O final das peripécias do menino será revelado no museu. A contadora que levará as crianças para esse mundo fantástico da imaginação é pedagoga, artesã e estudante de artes visuais e de arte terapia. Adélia atua em oficinas sobre mediação de leitura e contação de histórias e arte para crianças e o público em geral.

No mesmo dia, o Museu inaugura a exposição O Desenho da Cidade, apresentando mapas cartográficos e plantas de imóveis que são resultado de mais dez anos de trabalho para resgatar, restaurar e digitalizar o acervo do Museu. Através desses documentos, é possível recontar a história do Recife desde o período holandês até o século passado. A mostra ficará aberta de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, até 29 de novembro. O sábado no Forte das Cinco Pontas será encerrado com muita música em homenagem a Tom Jobim. A partir das 18h se apresentam Fernando Mota, Flávio Brayner e Múcio Callou.

Paço do Frevo – O Museu, que fica na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, montou uma programação especial, das 13h às 18h, com várias atividades lúdicas e interativas. No Centro de Documentação e Pesquisa Maestro Guerra-Peixe, no térreo do Paço do Frevo, haverá a Contação de Histórias, onde educadores do museu contarão histórias de quatro livros, sendo dois voltados para o público infantil (Frevolina e 100 anos do frevo) e outros dois para o público infanto-juvenil (Brasil Africano Frevo e Peixinho, o menino do frevo). Já no 1º andar, é a música que se encarregará de divertir as crianças, que participarão do Toca Frevo, uma vivência lúdica com dinâmicas que usam a voz e o corpo para ensinar as diferenças entre o frevo de rua, o frevo de bloco e o frevo-canção.

Subindo para o 2º andar do museu, a criançada poderá se divertir com o Vamos Cair no Passo, vivência na qual aprenderão 10 passos básicos de frevo. Haverá também a atividade manual Faça Sua Troça, que reunirá os pequenos na Sala de Oficinas para confeccionar seu próprio miniestandarte, utilizando colagens e pinturas. Já a Praça do Frevo, no 3º andar do museu, será o palco onde elas participarão de brincadeiras como Jogo de Palavras, Caça ao Tesouro e Não Deixe a Bola Cair (jogo de perguntas e respostas sobre o universo do frevo).

Extrapolando as paredes do Paço do Frevo, a programação comemorativa do Dia das Crianças ganhará as ruas do Bairro do Recife com o Arrastão, que terá a participação do Bloco Lírico Infantil Sonho e Fantasia. Fundado em dezembro de 2003, o bloco proporciona às crianças e aos adolescentes o acesso à magia, à cultura e ao encanto dos frevos de bloco do Recife e promete uma tarde de muito lirismo para celebrar essa data especial. A concentração será às 15h do domingo (12), no Marco Zero, no Bairro do Recife, de onde o Arrastão sairá às 16h.

Para ter participar das atividades que acontecem dentro do Paço do Frevo, o ingresso do Museu custa R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). Já no arrastão, que faz a festa pelas ruas do Bairro do Recife, o acesso é livre.

Sítio Trindade – No Sítio Trindade, em Casa Amarela, o Dia das Crianças será comemorado às 16h, com a apresentação da peça infantil O rapto do presente, pela Cia D’Loucos de Teatro Popular. A atividade, gratuita, conta a história de Gustavo, um menino que não gosta de estudar, não respeita os mais velhos e tem seu presente raptado por um pirata. Na companhia do Palhaço Cafuné, o menino envereda numa grande aventura para recuperar seu presente.