NOTÍCIAS

Cultura | 09.10.14 - 12h34

Recife ganha parklet permanente

A Prefeitura do Recife instalou esse espaço de convivência na Rua do Futuro, na Zona Norte. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

Quem passar pela Rua do Futuro, em frente ao Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife, vai se deparar com um novo cenário. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, instalou o primeiro parklet permanente da cidade para promover o uso do espaço público de forma democrática.

A estrutura é uma intervenção urbana e atua como extensão da calçada, formando uma área de convivência com bancos, pufes e até bicicletário. "O desenvolvimento de espaços públicos de convivência na cidade tem como objetivo proporcionar aos cidadãos maior interação com sua comunidade e com o lugar onde vivem. Isso é uma tendência mundial e uma diretriz importante da gestão municipal", afirma o secretário de Turismo e Lazer, Luis Eduardo Antunes.

O parklet é de madeira pinus com verniz naval, sendo resistente ao sol e à chuva. A estrutura montada pela gestão municipal vai garantir quatro bancos com encosto, medindo 1,5 metro de largura, e três pufes. Terá também um bicicletário de 1,6 metro de largura e jardineiras. A estrutura foi finalizada com desenhos do artista plástico Bozó, da Nuvem, produtora especializada em arte urbana.

Seja para descansar, relaxar ou conversar com amigos, o parklet oferece mais uma opção de lazer para o recifense, fazendo com que ele desfrute a cidade, se apropriando das áreas públicas.