img_alt Controladoria Geral do Município - CGM

NOTÍCIAS

Controladoria | 09.10.15 - 18h02

Cidadão procura cada vez mais informações no Portal da Transparência do Recife

Sob a responsabilidade da Controladoria Geral do Município, o portal atende interesse da sociedade em acompanhar os dados da gestão


Desde que o Portal da Transparência foi lançado em abril de 2013 pelo prefeito Geraldo Julio, o cidadão está buscando cada vez mais informações relacionadas a ações, programas e dados da Prefeitura do Recife como receitas, despesas, planejamento orçamentário e remuneração dos servidores municipais. Sob a responsabilidade da Controladoria Geral do Município(CGM), o Portal da Transparência, somente este ano, de janeiro a setembro, recebeu mais de 320 mil visualizações.
O secretário da CGM, Rafael Figueiredo, destaca que o Portal da Transparência do Recife permite que o cidadão acompanhe como o município vem administrando a gestão pública. Também destaca que atualmente conta com uma equipe que mantém o portal atualizado de forma que o cidadão encontre de maneira simples as informações referentes ao Executivo Municipal. "O portal possui conteúdo abrangente, atualizações diárias e facilidade de uso, atendendo o interesse da sociedade em acompanhar os dados da gestão", esclarece. Ele ainda completa que o cidadão que busca informações recebe a resposta que precisa e entre os segmentos mais consultados estão remuneração de servidores, despesas, licitações e contratos.

O secretário também lembra que no ano passado Recife foi considerada pela ONG Contas Abertas a capital do País mais transparente e este ano o Portal da Transparência Recifense foi destaque no levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), que mediu o índice de transparência pública em estados e municípios brasileiros, o Escala Brasil Transparente (EBT). O Recife teve o quarto melhor índice entre as capitais brasileiras, e o portal foi apontado como o mais transparente do Nordeste.

Cessão de software

Na última quinta-feira (08), a Prefeitura do Recife, por meio da Controladoria Geral do Município, e a Prefeitura de Paulista assinaram o termo de cessão do software do Portal da Transparência do Recife com o objetivo de fomentar a transparência da utilização dos recursos públicos, obedecendo a Lei de Acesso à Informação(LAI). O software será disponibilizado pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), que produziu o Portal em 2013. Todos os dados, códigos fontes de páginas web, scripts de banco de dados e de tabelas e manual básico de instalação serão disponibilizados e os técnicos da Emprel auxiliarão os servidores da Prefeitura do Paulista na utilização inicial das ferramentas.