NOTÍCIAS

Educação | 09.10.15 - 17h30

Escola Reitor João Alfredo comemora semana da criança com gincana cidadã

img_alt

Estudantes fizeram trabalhos sobre a preservação do patrimônio público e ajudaram os professores a pintarem os muros da escola para tirar as pichações. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

Com o objetivo de tornar a cidadania uma rotina de sala de aula, a Escola Municipal Reitor João Alfredo, na Ilha do Leite, realizou, nesta sexta-feira (9), a conclusão da 1ª Gincana cidadã - cuidando da escola, iniciada na última segunda (5), em comemoração à semana da criança. Cerca de 800 estudantes fizeram trabalhos sobre a preservação do patrimônio público e ajudaram os professores a pintarem os muros da unidade de ensino para tirar as pichações.

A abertura da festividade desta sexta contou a participação da Banda Musical Master da Escola Municipal Dom Bosco, que utilizou os instrumentos musicais novos adquiridos pela Prefeitura do Recife em setembro. As equipes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental foram separadas pelas cores azul, preta, amarela e laranja. Todas fizeram apresentações culturais e participaram das brincadeiras.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Ana Márcia, a gincana surgiu devido à necessidade de mudar uma rotina engessada e trazer mais motivação aos alunos. “Observamos que alguns estudantes estavam chegando à escola já com o desejo de ir embora, por isso pensamos em algo para recuperar o amor deles pelos estudos. É uma atividade que trabalha, de forma dinâmica, a autoestima e protagonismo dos estudantes”, avalia a gestora.

Para a estudante do 9º ano, Sindlly Soares, 15 anos, a competição foi saudável e harmoniosa. “A semana foi bem agitada, não paramos, mas conseguimos conciliar as horas de estudo com os ensaios e a elaboração da nossa apresentação. O mais importante foi o incentivo para trabalharmos em grupo”, relata a adolescente.

SOLIDARIEDADE - Além das festas de Dia das Crianças que foram realizadas em diversas escolas e creches municipais ao longo desta semana, alguns alunos também viram na data uma oportunidade de doar presentes, ao invés de receber. Os estudantes do 2º e 5º ano da Escola Municipal do Leão, localizada em Boa Viagem, deram uma lição de solidariedade.

Em setembro deste ano, após assistirem a uma entrevista na TV sobre doação de brinquedos para crianças carentes, eles começaram a mobilizar toda a escola para arrecadar brinquedos usados em bom estado de conservação para serem distribuídos. A entidade escolhida e beneficiada nesta semana foi o Lar de Clara - associação filantrópica que abriga mais de 300 crianças e adolescentes. Segundo a diretora da unidade de ensino, Wanúsia Lima, toda a iniciativa desta ação partiu dos próprios estudantes. “Eles me procuraram apenas para pedir autorização para passar nas salas de aula divulgando a importância da doação e solicitando a colaboração de todos na arrecadação dos brinquedos. Sinto-me extremamente orgulhosa”, relata a gestora.