PCR fecha mais de dois mil buracos em um mês de Operação Verão
A Prefeitura do Recife está atuando com a Operação Verão 2015 em todas as regiões da cidade e já ultrapassou a meta de fechar dois mil buracos por mês. Desde setembro, quando a chuva cessou e os serviços foram iniciados, a gestão municipal realizou o fechamento de mais de 2.175 buracos, beneficiando vias como as avenidas Caxangá (Cordeiro); e São Paulo (Jardim São Paulo), além das ruas Padre Lemos (Casa Amarela) e Rua do Pombal (Santo Amaro). As obras ficam a cargo da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e contam com um aporte de R$ 75,3 milhões.
A previsão é de que a ação termine em abril de 2016. Até lá, será realizado o recapeamento de 120 quilômetros de ruas e avenidas, troca de 375 placas de concreto e a substituição de 24 mil metros quadrados de paralelepípedos. Tudo isso, com o intuito de recuperar as condições de trafegabilidade das vias da capital.
A diretora de Manutenção Urbana da Emlurb, Fernandha Batista, avalia de forma positiva o primeiro mês da Operação. “Além do trabalho de tapa-buraco, conseguimos concluir o recapeamento de 26 ruas e avenidas e outras 11 estão em andamento, a exemplo da Avenida Conselheiro Aguiar, que já está com 70% de execução e será finalizada no próximo mês. Por ser um importante corredor de ônibus e possuir fluxo intenso, houve a necessidade de realizar um reforço estrutural para aumentar a durabilidade do asfalto”, explica. Neste período, a diretora lembra que foi iniciada a recuperação de placas de concreto na Avenida Recife e a requalificação de cinco vias em paralelepípedo.
Para a realização do trabalho, a Prefeitura está mobilizando 6 equipes de recapeamento, com 120 homens; 9 equipes de tapa-buracos, com 45 trabalhadores; 12 equipes para os serviços de paralelepípedos, com 72 trabalhadores; e 20 homens trabalhando na troca das placas de concreto. No total são 257 trabalhadores, divididos em 27 equipes de trabalho.
Este ano a pavimentação na cidade sofreu problemas intensos com as chuvas atípicas registradas no inverno. No entanto, assim que as chuvas cessaram, em setembro, o município deflagrou a Operação Verão 2015. Desde o início da gestão, o município tem investido fortemente na manutenção do pavimento.
Em 2013 e 2014 foram cerca de R$ 140 milhões destinados, além do tapa-buraco, a serviço estruturadores de recapeamento de 317 quilômetros de ruas e avenidas, recuperação de 263 vias em paralelepípedo e a substituição de 2.498 placas de concreto, que permaneceram em bom estado mesmo com as fortes chuvas deste ano. Vias como as avenidas Dezessete de Agosto; Militar; Alfredo Lisboa; Afonso Olindense; e as ruas Flor de Santana; Othon Paraíso; João Cabral de Melo Neto; Valdemar Carneiro Nery; Professor Augusto Lins e Silva e Luiz Inácio Pessoa de Melo, por exemplo, que receberam intervenções do município neste nos dois primeiros anos da gestão, continuam sem apresentar problemas na pavimentação.
Status do serviço de recapeamento
Concluídas (26)
Av. Visconde de Albuquerque (Madalena), Rua Leandro Barreto (Jardim São Paulo), Rua Lorena (Jardim São Paulo), Rua Carlos Xavier Paes Barreto (Tejipió), Rua Belarmino Carneiro (Torre); Rua Uriel de Holanda (Linha do Tiro); Rua Desembargador Goes Cavalcanti (Parnamirim); Rua Doutor José Maria (Espinheiro); Rua Frederico Ozanan, (Vasco da Gama); Rua José Bonifácio (Torre); Rua José Trajano de Mendonça (Torre); Rua Pedro Teixeira (Tejipió); Avenida Sport Club do Recife (Ilha do Retiro); Rua Cosme Viana (Afogados); Rua Santos Araújo (Afogados); Rua Visconde de Pelotas (Afogados); Rua Capitão Estevão Fernandes (Areias) e Rua Capitão Jacinto da Cruz (Areias); Av Martin Luther King (Joana Bezerra); Rua Jaraguari (Joana Bezerra); Rua Conceição de Maçabu (Joana Bezerra); Av Agostinho Gomes (Joana Bezerra); Av Central (Joana Bezerra), Av Desembargador Guerra Barreto (Joana Bezerra), Henrique Capitulino (Boa Viagem) e Rua Inconfidentes (Afogados).
Em andamento (11)
Av. Conselheiro Aguiar (Boa Viagem), Av. Beberibe (Beberibe), Rua Córrego do Bartolomeu (Morro da Conceição), Rua Frederico Curió (Afogados), Av. José Osório (Madalena), Av. Santos Dumont (Espinheiro), Rua Claudino dos Santos (Afogados), João Carlos Guimarães (Afogados), José Maria Miranda (Boa Viagem), Cabo Eutropio (Coque), Gervásio Campelo (Prado).