NOTÍCIAS

Lazer | 09.10.15 - 16h35

Prefeitura promove ações voltadas para as crianças

Programação ocorre durante o feriadão em toda a cidade e contempla atividades de cultura, lazer, esportes e consciência ambiental

A Prefeitura do Recife preparou uma programação especial para as crianças neste feriadão. De sábado (10) até segunda-feira (12), os pequenos terão a possibilidade de curtir atividades de lazer, cultura, esportes, educação ambiental, entre outras. E a diversão será em toda a cidade. As ações ocorrerão nos parques Santana, Jaqueira, Treze de Maio, Dona Lindu, no Sítio Trindade e no Jardim Botânico.

Um dos parques mais movimentados da capital pernambucana, o Treze de Maio, no Centro do Recife, vai contar com uma programação especial para receber as crianças no próximo dia 12 de outubro. É que a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realiza uma apresentação teatral para divertir a garotada no Dia das Crianças. A ação acontece das 10h às 13h.

O público irá contar com a esquete “Criança Brincando e Aprendendo”, que busca sensibilizar as crianças por meio da arte, abordando os cuidados com o meio ambiente e a preservação do mobiliário urbano. Para isso, a equipe da Companhia Teatral Rosa dos Ventos, formada por funcionários da Emlurb, vai reforçar a mensagem “esse parque é nosso vamos preservá-lo”. As esquetes serão itinerantes e terão a duração de aproximadamente dez minutos, percorrendo todo o parque.

No Parque da Jaqueira, as brincadeiras começam às 9h com a Escola Pernambucana de Circo apresentando o “Sonho do Circo”. Às 16h tem o espetáculo teatral “Que Bicho é Esse?” e as 17h tem a Caravana Tapioca com “Cavaco e sua Pulga Adestrada”

No Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, a criançada começa a se divertir às 15h30 com a Orquestra Infantil Bichos Soltos. Às 16h30 tem vivências de circo. Encerrando a programação, às 19h tem apresentação da Banda Tio Bruninho.ll

Quem for ao Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, vai poder curtir várias atrações. A partir das 15h começa uma oficina de brinquedo reciclável onde as crianças vão poder utilizar jornal para se divertir. Tem ainda a apresentação musical de Romero Andrade “Vem Brincar Comigo”, a apresentação da Cia. D’ Loucos de Teatro Popular e esquetes de palhaços.

Já o Parque Santana, de sábado (10) até segunda (12), vai receber muita brincadeira e prática esportiva, com o lanche também já garantido entre uma atividade e outra. No sábado, as atividades começam às 13h, com oficinas de dama e xadrez, de pipa e de tênis. Fora do parque, o REC Gastrô faz sua estreia às 16h, com a participação de 11 grifes gastronômicas.

No domingo, as atividades começam cedinho, a partir das 8h. Das 8h às 17h, vai ter futebol para pais e filhos no campo, oficina de parkour, oficina de dama e xadrez, aulas para soltar pipa e a cuidar da natureza, reciclando diversos materiais e aulas de tênis. Ainda será oferecidas atividades de rapel e tirolesa, além de acampamento de escoteiros.

Quando acabarem as atividades esportivas, começa o espetáculo. Das 17h às 18h, o Teatro Lobatinho fará uma apresentação no estacionamento do parque. E, das 16h às 22h, a ordem é repor as energias provando as delícias do REC Gastrô.

Na segunda começa tudo de novo: tem rapel, tirolesa e acampamento de escoteiros das 8h às 17h; vivências circenses das 9h às 12h; corrida de saco, quebra panela e outras brincadeiras tradicionais, das 14h às 17h; e oficina de reciclagem, das 15h às 17h. Das 15h30 às 18h, a programação cultural fica por conta da TV Jornal, que, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer, promoverá uma ação da campanha Criança Cidadã, levando Tio Bruninho e outras atrações para entreter a criançada no parque. Lá fora do Santana, o lanche está garantido. Das 16h às 22h, o REC Gastrô é todo delícias para faixa etária nenhuma botar defeito.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife realizará uma programação especial para a garotada no Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte da cidade. Deste sábado (10) até segunda-feira (12), haverá brincadeiras, contação de histórias, games digitais, teatro e muitas atividades de educação ambiental. O destaque fica com o espetáculo infantil "Cavaco e sua pulga adestrada", do grupo Caravana Tapioca, que será apresentado no domingo (11), e na segunda (12).

Abertas ao público, as atividades vão garantir a diversão dos pequenos das 9h às 17h, apenas com intervalo para o almoço. No sábado (10), uma trilha monitorada dentro da área verde deve chamar a atenção dos pequenos, que forem pela manhã ao parque. Com os olhos vendados, eles serão estimulados a perceber as texturas, cheiros e sons provenientes da natureza. Além dos games e brincadeiras, para quem só puder ir à tarde, a pedida é participar da contação de história, que acontece às 16h.

A garotada ainda poderá conferir o espetáculo infantil "Cavaco e sua pulga adestrada", no domingo (11), às 16h, e na segunda-feira (12), às 10h. A peça traz o universo mágico do circo de pulgas, tendo Cavaco como o adestrador da pulga Maria. A apresentação é repleta de números de música ao vivo, malabarismo, mágica e muita interatividade com a platéia. Também haverá contação de história nos dois dias. E para fechar a programação, serão exibidos filmes educativos ambientais, no domingo, às 18h.