CTTU participa do projeto Colméia do SESC
Por Fernanda Moneta
[caption id="attachment_9138" align="alignright" width="334" caption="Inaldo Francisco"][/caption]
Nesta quarta-feira (09), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) participou do projeto Colméia, realizado pelo SESC. A equipe de Educação para o Trânsito orientou o público sobre as diversas situações em que pedestres e condutores podem ajudar a melhorar o trânsito da cidade.
O uso da faixa de pedestres e sinalização semafórica foram os temas abordados para os transeuntes, que devem sempre usar os equipamentos para atravessar uma via com segurança e sem atrapalhar o fluxo dos veículos. Quanto aos condutores foram lembrados: o uso do cinto de segurança; a atenção ao pedestre, motociclistas e ciclistas; a proibição do uso de bebida alcoólica ao dirigir e a legislação do Código de Trânsito Brasileiro.
Ciclistas foram orientados a usar as ciclovias, quando existentes, e a estar sempre com o devido equipamento de segurança. Por fim, a orientação também foi passada aos motociclistas, que por sua vez, devem estar sempre com capacete, além de não trafegar entre os veículos.
A funcionária pública Michele Cavalcante disse que é importante a prestação dos serviços de educação da CTTU no evento para haja uma maior conscientização por parte das pessoas sobre os riscos do trânsito. “Tanto o motorista quanto o pedestre devem estar cientes de que é preciso ter educação no trânsito e seguir as regras, pois muitas vezes a culpa por um acidente é da falta de atenção ou da imprudência de alguém”.
A CTTU demonstrou, ainda, como se deve usar o equipamento de segurança pra crianças da maneira correta. O bebê-conforto deve ser usado até o primeiro ano de idade, quando será substituído pela cadeirinha até os quatro anos e em seguida pelo assento de elevação até os sete anos e meio. Após essa idade a criança deverá usar o cinto de segurança normal do veículo.
O projeto Colméia ficará na Praça do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, em Santo Antônio, até esta quinta-feira (10), das 8h às 17h. A CTTU continuará até o final do evento orientando o público presente sobre as diversas maneiras de manter-se seguro no trânsito.