Experiência das Doulas recifenses fará parte da abertura de evento nacional
Por Tádzio Estevam
Nesta segunda-feira (13), a gerência de Atenção à Saúde da Mulher do Recife, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, participará da abertura da Oficina sobre Humanização do Parto e Nascimento no Brasil, promovida pela Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (Rehuna) que acontecerá em Brasília (DF). Durante o evento será apresentada a experiência do trabalho das mulheres que prestam assistência às gestantes durante o pré-parto, mais conhecidas por doulas, que atuam nas três maternidades municipais.
A oficina tem como objetivo fortalecer a divulgação de ideias, promover a troca de experiências e fornecer subsídios para que os participantes atuem com mais eficiência nas comunidades, locais de trabalho, ensino e pesquisa. A experiência do trabalho das doulas, que já existe há dez anos, foi um dos marcos desse objetivo e, por isso, a gerente da política, Benita Spinelli, fará a apresentação na próxima semana.
Com relação às profissionais, entre os próximos dias 21 e 23 haverá mais uma edição do Curso de Formação de Doulas Comunitárias e Voluntárias. As aulas teóricas acontecerão na Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela. Após o curso teórico, as alunas passarão uma semana praticando as orientações que obtiveram em sala de aula nas maternidades Professores Arnaldo Marques, Barros Lima e Bandeira Filho. No dia 27, as doulas receberão uma homenagem pela marca dos 10 anos de funcionamento do programa. O encontro será no Centro de Formação do Servidor Público de Pernambuco (Cefospe), no bairro da Boa Vista. O evento deverá reunir mais de 90 doulas e acontecer às 15h.
SUS - O Recife é uma das poucas cidades brasileiras nas quais as doulas atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é promovida em parceria entre as secretariais de Saúde e Direitos Humanos e Segurança Cidadã. Durante a função, elas desenvolvem uma abordagem oferecendo suporte físico e emocional às mulheres em trabalho de parto.