NOTÍCIAS

Esportes | 09.11.15 - 18h38

Idosos participam de atividades esportivas e também cuidam da beleza

img_alt

Competições esportivas dos 8º Jogos da Pessoa Idosa acontecem até a quarta-feira (11), nas quadras do Sport. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)


Aos 71 anos, dona Maria da Conceição Lima Ferreira garante que não se sente doente nem precisa tomar remédios. Ela faz questão de praticar atividades físicas todos os dias, na praça do Engenho do Meio, e nunca deixa de participar dos Jogos da Pessoa Idosa, promovidos pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes. "Os jogos melhoram o prazer de viver, de andar, de dançar. A gente se diverte muito. Ficando em casa, só aparece doença", comenta.

Iniciados na última quarta-feira (4), os 8º Jogos da Pessoa Idosa oferecem uma semana inteira de atividades esportivas e culturais, com o tema "Jogando, ConVIVENDO e ensinando". Após participar do primeiro dia das competições esportivas, dona Jacira da Silva Pontes, 63 anos, não esqueceu de cuidar também da beleza. "Fiz limpeza de pele e massagem. Além dos exercícios, ainda aproveito para ficar mais jovem!", comemora, acrescentando que até sua mãe, de 86 anos, também faz questão de estar presente.

As competições esportivas acontecem desta segunda (9) até a quarta (11), nas quadras do Sport Club do Recife, sempre das 7h30 às 11h30, incluindo modalidades como arremesso de pelota e arco, boliche, estafeta, handebol, futsal, tiro ao alvo, voleibol, hóquei, golfe, dama, dominó e basquete. "Os jogos são importantes para tirar o idoso da cadeira de balanço, onde ele fica pensando no que já fez ou deixou de fazer. Faço também ginástica no Geraldão e utilizo a Academia Recife da Lagoa do Araçá", acrescenta dona Jacira.

O baile de encerramento dos Jogos acontece na AABB, na quinta-feira (12), das 14h às 17h30, com show da Orquestra Vereda. De acordo com "seu" Jadeílton José Apolônio, de 73 anos, ligado ao Grupo Cabanga, as atividades são excelentes para ocupar e desenvolver a mente do idoso. "Participamos dos jogos desde o começo e já fomos duas vezes campeões e duas vezes terceiros colocados. Hoje, fiz arremesso de pelota e fiquei em primeiro lugar, marcando também 70 pontos no arremesso de arco", conta.