Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 09.11.16 - 13h56

Alunos do ProJovem Recife participam da etapa final da Olimpíada de Matemática

img_alt

Provas aconteceram em dez escolas da rede municipal de ensino, reunindo cerca de 50 estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Foto: Lu Streithorst/PCR)

 

Cerca de 50 estudantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens do Recife (ProJovem Urbano) participaram, na noite dessa terça (8), da etapa final da 1ª Olimpíada ProJovem de Matemática. O objetivo da Prefeitura do Recife é promover o estudo da disciplina, identificando talentos e estimulando a continuidade dos estudos. Serão dadas premiações aos três primeiros colocados e certificados de Menção Honrosa a todos os participantes da fase final.

As provas aconteceram nas dez escolas da rede municipal de ensino em que o ProJovem funciona. Na Escola Municipal Margarida Siqueira Pessoa, situada no Alto José Bonifácio, o estudante Róbson Soares da Silva fez questão de participar da olimpíada. "Gosto muito de Matemática, sempre tirei boas notas na matéria e quero testar meus conhecimentos. Gosto dos cálculos e do raciocínio rápido. Trabalho num condomínio e faço os cálculos para compra de materiais", diz.

Róbson pretende concluir o Ensino Fundamental e obter o certificado de curso profissionalizante do ProJovem em janeiro e continuar os estudos. "Meu objetivo é concluir o Ensino Médio em três anos e depois fazer faculdade. O Projovem melhorou bastante meu desempenho e ampliou minha visão", afirma. Sua colega Késia Cristina afirma que a Matemática a faz ficar mais atenta. "É bom para o dia a dia. Quero terminar o programa no começo do próximo ano e continuar na Educação de Jovens e Adultos para poder conseguir emprego", destaca.

A primeira fase da Olimpíada ProJovem de Matemática aconteceu em 14 de setembro deste ano, reunindo 500 candidatos, dos quais 50 passaram para  a segunda etapa. "O objetivo é incentivar o desenvolvimento das estratégias de solução de problemas como preparação para autonomia intelectual, interligando os conteúdos de matemática a outras áreas de conhecimento. Queremos valorizar a participação dos estudantes como forma de reconstruir suas trajetórias educativa, profissional e cidadã", explica o coordenador do ProJovem Recife, Bruno Oliveira.

PROJOVEM - O público-alvo do ProJovem Urbano são pessoas com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever mas não tenham concluído o Ensino Fundamental. O programa funciona em dez escolas municipais da Prefeitura do Recife, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inclui as áreas de Português, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia e Ciências, além de módulos de Iniciação à Qualificação Profissional e Participação Cidadã. Após os 18 meses de aulas, o aluno aprovado obtém o certificado de curso profissionalizante e também pode continuar os estudos no Ensino Médio.