NOTÍCIAS

Primeira Infância | 09.11.22 - 20h38

Prefeitura do Recife oferecerá 2 mil novas vagas em creches em 2023, atendendo 8,5 mil crianças

img_alt

Com a entrega da requalificação da Creche Municipal Lua Luar, no Cordeiro, nesta quarta (9), município incrementará em quase 30% o número de vagas disponíveis. Reserva de matrículas inicia no próximo dia 22, pelo site matriculaonline.recife.pe.gov.br (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

 

Na manhã desta quarta-feira (9), durante a entrega da Creche Municipal Lua Luar, no bairro do Cordeiro, que foi reformada e modernizada, o prefeito do Recife, João Campos, anunciou que a Prefeitura vai oferecerá, para o calendário escolar de 2023, 2 mil novas vagas em creches para os alunos. Isso significa um incremento de cerca de 30% no volume atual, que é de 6,5 mil vagas. O número demonstra que o município caminha para a realização de um dos compromissos de campanha de duplicar o número total de vagas nesses equipamentos dedicados à primeira infância até o fim de 2024. Atualmente, o programa Escola no Grau, que tem o objetivo de requalificar 200 unidades educacionais e construir novas em todas as regiões da cidade, está realizando a requalificação de 60 creches simultaneamente.

 

Para possibilitar a criação de 2 mil novas vagas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, construiu seis novas creches na cidade desde 2021, 13 unidades tiveram as estruturas ampliadas e nove, atualmente, estão com os serviços avançados para expansão da capacidade e estarão em funcionamento já no primeiro semestre de 2023. A fase de reserva para das vagas nas creches ocorrerá entre os dias 22 de novembro a 10 de dezembro, sendo todo o processo feito pelo site matriculaonline.recife.pe.gov.br.

 

“Nesta semana, a gente completou 2 mil novas vagas em creches. A gente fez isso em um ano e dez meses e vamos fazer muito mais. Além disso, o programa Escola no Grau está fazendo a requalificação de 60 creches ao mesmo tempo na nossa cidade. Toda semana vai ter entrega de escola requalificada, de creche requalificada. São R$ 200 milhões investidos. A gente quer dar boas condições de trabalho para o trabalhador da educação e segurança e qualidade para o aluno da nossa rede”, comentou o prefeito João Campos.

 

“A creche é um grande instrumento de ensino e de aprendizagem, mas é também uma das políticas públicas mais efetivas de combate à desigualdade. Você dá a garantia da aprendizagem, da alimentação, da segurança. E o pai e a mãe podem trabalhar, estudar, se qualificar”, acrescentou o gestor recifense.

 

CRECHE LUA LUAR - A Creche Municipal Lua Luar, localizada no Cordeiro, está modernizada e recuperada para levar mais conforto e segurança para os estudantes e os profissionais. A unidade teve uma substituição total do revestimento cerâmico do piso e das paredes, passou por revisão elétrica e da coberta, com substituição de telhas danificadas; ganhou parquinho de areia com paisagismo; um depósito; banheiros acessível e piso tátil; aplicação de lajota na calçada e circulação interna, além da instalação de uma coberta termoacústica no acesso e na área externa da lavanderia. 

 

Atualmente, a Creche Municipal Lua Luar conta com quatro turmas em atividade, somando um total de 68 estudantes divididos entre o berçário e o Grupo III. “Além de um ensino de qualidade, precisamos também investir em estrutura, para que esses estudantes estejam dentro de um ambiente agradável, aconchegante e propício para a aprendizagem. Estamos contentes por entregar mais uma unidade requalificada e dentro do padrão que queremos adotar para todas as escolas e creches da Rede Municipal do Recife”, destacou o secretário  de Educação, Fred Amancio. 

 

A autônoma Edneide Araújo, 44 anos, moradora do bairro do Cordeiro, demonstrou tranquilidade ao saber que a sua filha, Maria Eduarda Araújo, de 4 anos, é bem cuidada na Creche Lua Luar diariamente. “A minha filha está nessa creche desde os 4 meses. Eu vou para o meu trabalho e fico bem porque sei que ela está em boas mãos. Fiquei muito feliz com a reforma. O parquinho, os banheiros, os corredores e as salas, está tudo muito melhor do que antes”, contou ela.