NOTÍCIAS

| 09.12.11 - 19h11

Consultório de Rua completa um ano de atividades com ações de enfrentamento às drogas

No evento haverá a aula inaugural da Escola de Redutores de Danos aos profissionais que realizam ações de combate ao uso de drogas

Por Ailson Lima

O projeto que tem como objetivo abordar os usuários de drogas nas ruas do Recife, o Consultório de Rua (CR), está comemorando um ano de existência nesta segunda-feira (12). Para marcar a data, um especialista em História das Drogas na Sociedade e também historiador da Universidade de São Paulo, Henrique Carneiro, irá ministrar uma palestra para os profissionais do serviço no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O encontro será das 8h30 às 17h, na UFPE.

A mesa de abertura contará com a presença do secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, da secretária de Saúde de Camaragibe, Ricarda Sâmara e da professora do Curso de Serviço Social da UFPE e membro do Conselho Nacional de Álcool e Drogas, Roberta Uchoa. Na ocasião, os participantes apresentarão os resultados deste último ano de campanha, além de dar inicio à aula inaugural da Escola de Redutores de Danos que capacita os profissionais para a realização de ações de combate ao uso de drogas.

Consultório de Rua Idealizado para representar uma nova prática de saúde, o Consultório de Rua atua diretamente nos contextos de risco e vulnerabilidade dos usuários de entorpecentes na Cidade. O Projeto (CR) é um dispositivo clínico comunitário da rede do Programa + Vida, vinculado a Secretaria de Saúde e à Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas. As ações são realizadas desde março de 2010 quando o programa foi implantado com o auxílio do Ministério da Saúde e ampliou as campanhas voltadas para o uso de drogas e combate ao Crack no Município.

O atendimento acontece através de visitas multidisciplinares, além da ação de conscientização e distribuição de preservativos e folders com dicas para a redução de danos. A equipe realiza também um mapeamento das “Cenas de Uso do Crack” o que facilita na intervenção e também na atuação de agentes de saúde e assistência social nestas áreas. Atualmente o CR conta com seis equipes que atendem todos os seis Distritos Sanitários do Recife. O objetivo é proporcionar uma atividade diferenciada para os usuários de drogas através da abertura de campo com os redutores de danos e encaminhar os usuários para as redes do SUS e SUAS.