NOTÍCIAS

Cultura | 09.12.13 - 19h24

Cinco mil alunos da rede municipal se formam no Proerd

[caption id="attachment_41553" align="aligncenter" width="680"] Prefeito Geraldo Julio participou da solenidade, realizada nesta segunda-feira (9), no Centro de Convenções. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio participou, na tarde desta segunda-feira (9), da formatura de 5 mil alunos da rede municipal no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), evento realizado no Centro de Convenções. Este ano, outros 2.914 jovens já foram capacitados no curso, que engloba atividades lúdicas formadoras de cidadania, orientadas por policiais militares sobre as consequências negativas do uso de drogas lícitas e ilícitas. Com duração total de duas semanas, o curso é realizado com estudantes da educação infantil e do 5º e 7º anos, nos 13 bairros prioritários do Pacto Pela Vida do Recife.

“Essa ação é conjunta do Governo do Estado com a Prefeitura do Recife. Estamos preparando essas crianças para evitar que eles entrem no mundo das drogas; estimulando a educação e o conhecimento, fazendo com que eles se aproximem de valores bons para construir uma sociedade melhor”, destacou Geraldo Julio. Até 2016, todos os alunos da rede municipal de ensino participarão do programa.

De acordo com Geraldo Julio, o papel da PCR é realizar atividades do tipo, sempre com o objetivo de manter as crianças e jovens longe das drogas. "Nossas crianças são o nosso futuro. Vamos juntos construir um futuro melhor para o Recife", pontuou o prefeito, que foi homenageado com uma placa comemorativa. “Agradeço também a esta que é uma força importantíssima da nossa sociedade, que cuida da nossa segurança e do nosso bem-estar comum", ressaltou Geraldo, fazendo uma referência à Polícia Militar.



O Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, reforçou a importância do programa no sentido de promoção da melhoria da segurança da cidade. “Esta iniciativa é fundamental para combatermos essa epidemia, principalmente, a do crack, e evitar que mais crianças e jovens caiam no mundo das drogas; e estimulando que se afastem da violência. Isso é extremamente importante para a formação do cidadão e da consciência da vida em sociedade”, afirmou.

O aluno Josué Paulo de Santana, de 11 anos, da Escola Municipal de Engenho do Meio, leu uma redação feita em homenagem ao programa para todo o público; e disse que a experiência foi muito satisfatória. “Foi muito bom ter essa oportunidade. O curso conscientiza as crianças sobre as suas ações e sobre o que deve e não deve ser feito. Espero que outras crianças possam aprender tanto quanto aprendemos para serem pessoas melhores."

PROGRAMA - O Proerd foi criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, com o objetivo de prevenir o uso de drogas entre crianças em idade escolar. Em Pernambuco, o programa começou em 2001. Entre 2010 e o primeiro semestre de 2013, 28.787 pessoas foram capacitadas nas escolas das redes municipal e estadual no Recife.

“Esse trabalho é baseado em três pilares: família, escola e poder público. O melhor lugar para transmitir essas informações é na escola, onde existe conhecimento e onde são formados cidadãos”, explicou o gestor de prevenção e articulação comunitária da Secretaria de Defesa Social, João Evangelista.