Prefeitura do Recife promove curso de combate à violência de gênero nas obras do Programa ProMorar
Iniciativa tem o objetivo de contribuir para a desconstrução de atitudes e práticas discriminatórias ainda presentes nos espaços da construção civil. A ideia é promover ambientes de trabalho mais respeitosos e saudáveis
A Prefeitura do Recife promoverá, na próxima quinta-feira (12), um curso de formação voltado para trabalhadoras e trabalhadores da construção civil que estão inseridos nas obras do programa ProMorar. A iniciativa, que é uma ação conjunta entre o programa e a Secretaria da Mulher, busca transformar os canteiros em espaços mais inclusivos e livres de assédio e violências de gênero. A atividade ocorrerá das 7h às 8h. Ao todo são 50 trabalhadores que atuam nas intervenções da Comunidade do Bem, sendo 44 homens e seis mulheres.
Ao todo, são ministrados quatro módulos de 40 a 60 minutos, sempre no primeiro horário do expediente. As aulas combinam rodas de diálogo e esquetes teatrais, com uma abordagem lúdica que busca aproximar os conceitos apresentados ao cotidiano dos participantes, promovendo a desconstrução de práticas naturalizadas no imaginário social que perpetuam pequenas formas de violência. O objetivo é fomentar ambientes de trabalho mais respeitosos, uma vez que trabalham homens e mulheres nos canteiros de obras. O curso na Comunidade do Bem é um projeto piloto e se replicará em todas as obras do ProMorar.
O primeiro módulo trata dos fundamentos iniciais, papéis de gênero e divisão sexual do trabalho. O segundo abordará as violências de gênero e as questões de tipificação das violências contra mulheres e a Lei Maria da Penha. No terceiro módulo, trabalhadores e trabalhadoras debaterão sobre o que é assédio e importunação sexual, com identificar situações de violação, legislação e direitos das vítimas. No último módulo, os técnicos da Prefeitura do Recife vão apresentar os serviços de apoio da rede municipal e fazer uma colagem de lambe-lambe com frases e informações contra o assédio nos espaços das obras.
COMUNIDADE DO BEM – Localizada no bairro da Imbiribeira, a Comunidade do Bem é uma das áreas beneficiadas pelo Programa ProMorar. A Prefeitura do Recife está investindo R$ 34 milhões em obras de urbanização integrada, construção de um centro Arrecifes da Cidadania e da Unidade de Saúde da Família (USF). Serão beneficiadas 1,5 mil famílias residentes na área e as intervenções irão melhorar a qualidade de vida das pessoas. A comunidade fica às margens da Unidade de Conservação da Natureza (UCN) Parque dos Manguezais, englobando as comunidades de Irmã Doroty, Beira da Maré/Nova Esperança e Aritana.
Serviço:
• O quê: Curso sobre Gênero e Combate às Violências nas obras do ProMorar Recife
• Quando: 12 de dezembro
• Horário: 7 às 8h
• Onde: Canteiro de obras da Comunidade do Bem (Av. Sul Cid Sampaio, 4643)
• Realização: ProMorar e Secretaria da Mulher