NOTÍCIAS

Cultura | 10.01.14 - 10h45

Carnaval 2014: Pátio de São Pedro começa a preparar foliões com Acertos de Marcha

[caption id="attachment_42634" align="aligncenter" width="680"] As 31 agremiações que participarão dos Acertos de Marchas terão encontros semanais promovidos pela Prefeitura do Recife. (Foto: Lú Streithorst/PCR)[/caption]

Amantes dos Blocos de Pau e Cordas têm encontro marcado todas as quintas-feiras no Pátio de São Pedro, até a semana pré-carnavalesca. A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, está promovendo encontros semanais de um grupo de 31 agremiações, que irão participar dos Acertos de Marchas. A cada quinta-feira, até o dia 27 de fevereiro, quatro agremiações apresentam suas canções e preparam os foliões para o Carnaval 2014

Na estreia das prévias no bairro de São José, que ocorreu nesta quinta-feira (9), o Bonde Bloco Lírico abriu os festejos, cantando os antigos carnavais, seguido dos Seresteiros de Salgadinho e do Cordas e Retalhos. O assessor da Secretaria de Cultura do Recife, Zezo Cavalcanti, ressaltou as transformações que os ciclos culturais imprimem na cidade, já que a partir de agora o Recife volta a assumir a sua característica mais marcante, de que é a capital do frevo: “Existe essa necessidade constante de o povo se expressar, então a gente começa essa prévia no tempo em que a sociedade chama. Começamos em janeiro para que todo mundo possa chegar e as pessoas, mais antigas e mais novas, possam aprender as músicas e se sentir parte do que é o nosso Carnaval”.

O casal Manoel Francisco e Maria do Socorro, moradores de Abreu e Lima, era um dos mais empolgados com as canções. Enquanto curtiam o primeiro esquenta para a festa de momo, destacaram a riqueza da cultura local. “A gente vem todo ano brincar aqui no Centro do Recife. O Carnaval é divino, o frevo é maravilhoso. Não saio daqui por nada. Pernambuco tem tudo que o resto do mundo tem, mas o resto do mundo não tem o que Pernambuco tem, que é o nosso quadro cultural”, disse Manoel.

Já o presidente do bloco O Bonde, Cid Cavalcanti, satisfeito por terem participado da abertura dos acertos de marcha no Pátio de São Pedro, evidenciou a importância do bairro para o Carnaval do Recife. “Tenho certeza que essa prévia vai se tornar tradicional porque o frevo nasceu no bairro de São José, o centro histórico é muito importante pra nossa cultura. E tudo que a gente faz pela cidade se transforma em algo grandioso porque a gente vive intensamente a cidade”, comentou.

Os acertos de marcha dos blocos líricos acontecerão todas as quintas-feiras, a partir das 19h, no Pátio de São Pedro. Na próxima semana, no dia 16, será a vez das agremiações de pau e corda Flor do Capibaribe, Flor do Eucalipto, Folguedos e Utopia e Paixão.