Mulheres recebem incentivo para o uso da camisinha feminina
Preservativo é distribuído gratuitamente nas unidades de saúde básica
A Secretaria de Saúde do Recife por meio da Divisão DST/AIDS está promovendo a sensibilização e incentivo ao uso do preservativo feminino nas unidades da Rede de Saúde Municipal. Além da divulgação da importância do uso da caminha feminina por meio de cartazes e folders explicativos, os agentes comunitários de saúde prestam orientação às mulheres que recebem contraceptivos nas unidades de saúde sobre o uso correto da camisinha feminina.
O chefe da Divisão DST/AIDS, Everton Marinho Pedrosa, alerta que a camisinha, embora pouco aceita, é um importante instrumento de prevenção às DST/AIDS e Hepatites Virais, sobretudo, para aquelas mulheres vulneráveis à violência sexual e que entraram na terceira idade, mas tem vida sexual ativa.
Registros - No ano de 2013 o Recife completou 29 anos de registro de casos de AIDS em residentes no município, com o primeiro diagnóstico e notificação de caso no ano de 1984. Até 2012, foram registrados 7.586 casos, sendo 5.255 entre homens e 2.331 mulheres.
No ano de 2013, até o início de novembro, foram notificados 245 novos casos, sendo 156 homens e 89 mulheres. "Apesar da supremacia numérica de casos entre homens, o município do Recife não foge à regra com o aumento da epidemia em mulheres". salienta Pedrosa.