NOTÍCIAS

| 10.01.14 - 19h28

Prefeitura promove capacitação para a Upinha Morro da Conceição

Os 52 profissionais que atuarão na Upinha do Morro da Conceição, a próxima unidade a ser inaugurada pela Prefeitura da Cidade do Recife, estão sendo capacitados pela Secretaria de Saúde do Recife. O treinamento com o tema "Gerência da Atenção Básica: Re-conhecendo algumas políticas" foi iniciado esta semana e segue nos próximos dias 13 e 17, no Auditório do Centro Médico Ermírio de Moraes, em Casa Forte.

“A programação inclui estratégias de otimização do serviço de atenção básica à saúde, estruturação, organização de horários, regulação, entre outras informações sobre a operacionalização da Upinha”, explica Lélia Moreira da Divisão de Projetos Especiais/Upinha, da Secretaria de Saúde do Recife.

Dentro do cronograma de qualificação está inserida a nova tecnologia de territorialização, a ser implantada de forma pioneira no serviço de Saúde do Recife. O método é fruto da pesquisa desenvolvida pela técnica do setor Planejamento da Secretaria de Saúde do Recife e mestra em Saúde Pública, Mauricéa Santana. O conceito científico delimita as áreas a serem atendidas pela Upinha 24h - Morro da Conceição de acordo com os aspectos econômicos, epidemiológicos, culturais, de acesso e de desejo de deslocamento.

“As upinhas estão sendo organizadas conforme a organização social do território vivo. Fizemos visita de campo explicando o que é estrutura física, os fluxos naturais e fizemos o recorte de abrangência, considerando o fluxo da vida dos moradores dos morros. Descobrimos se eles fluem para cima ou para baixo, e identificamos como atender melhor a esta parcela da população”, destaca.


Com a metodologia, diz Mauricéa, a população terá uma significativa melhora no serviço de saúde. “É uma mudança fundamental para a atenção primária porque vai conseguir o serviço da Saúde vai estar mais ativo e mais vigilante, atuando com mais rapidez e efetividade”, completa a técnica, enfatizando que esta é a primeira vez que a população é ouvida sobre o seu fluxo de vida. A Upinha Morro da Conceição vai atender mais de 7 mil pessoas na região.

Este é o primeiro ciclo de capacitação a ser realizado com os profissionais destinados às Upinhas 24 horas. Na próxima semana o treinamento continua para profissionais do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e SUS. A próxima equipe a ser qualificada será a da Upinha 24h do Córrego do Jenipapo.