NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.01.17 - 18h20

Geraldo apresenta o Transforma Recife ao prefeito de Campina Grande

img_alt

Na visita, que aconteceu na tarde desta terça (10), o gestor falou do sucesso da plataforma que já contabiliza mais de 621 mil horas de trabalho voluntário. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

 

"A gente fica muito feliz de ver um projeto que começou no Recife se espalhando pelo Brasil".

Um projeto inovador, que já uniu cerca de 78 mil pessoas para atuar de forma voluntária. Este é o projeto Transforma Recife, a  primeira plataforma digital de voluntariado do Brasil lançada por uma prefeitura e que já atingiu mais de  621 mil horas de trabalho voluntário prestados em entidades filantrópicas. Para ampliar ainda mais o alcance desta ideia, que extrapolou o Recife e já é realidade em Campinas (SP) e Petrópolis (RJ), o prefeito Geraldo Julio apresentou, na tarde desta terça-feira (10), a iniciativa ao prefeito de Campina Grande (PB), Romero Rodrigues.

"Essa é mais uma experiência, agora com o prefeito Romero, de Campina Grande, que pretende levar pra cidade dele. Fizemos uma grande troca de informações aqui, ele também trouxe experiências interessantes de Campina Grande também, e nossa equipe também está atenta a isso, a conhecer boas experiências do Brasil. E ele saiu daqui convicto de que o Transforma Recife pode ter um grande resultado lá em Campina Grande. Já tem em Campinas (SP), em Petrópolis (RJ), e outras cidades brasileiras se interessando, e a gente fica muito feliz de ver um projeto que começou no Recife se espalhando pelo Brasil", declarou o prefeito Geraldo Julio.

Com o projeto, o Recife recebeu o Prêmio Inovacidade 2016, que reconhece práticas inovadoras e desafios da transformação urbana sustentável. O prêmio foi entregue no congresso Smart City Business America, em março de 2016, em Curitiba, sob a chancela do ONU-Habitat - o Programa das Nações Unidades para os Assentamentos Humanos, além do Lincoln Institute of Land Policy.

O Transforma Recife trabalha com dois principais eixos, o tecnológico, uma plataforma onde todas as organizações da cidade podem se cadastrar e oferecer vagas de trabalho voluntário em um único local; e o eixo de conexões humanas, pois aproxima milhares de pessoas em volta de uma causa comum, que é ajudar o próximo e pode ser replicado para qualquer cidade brasileira.

Para o prefeito Romero Rodrigues, conhecer a iniciativa foi motivo de muita animação para transformar também a sua cidade.  "Tive a honra de conhecer mais desse projeto nessa visita de cortesia ao prefeito Geraldo Julio. Aqui interagimos um pouco mais, embora já tenhamos um diálogo com a cidade do Recife, mas conhecemos melhor este modelo novo, moderno, que pode ter um resultado muito positivo em favor da população, principalmente para quem mais precisa. Nossa equipe já vinha se articulando com a prefeitura, e nessa vinda eu quis conhecer um pouco mais desta plataforma para que possamos implantar o mais rápido possível em Campina Grande", explicou.

COMPAZ

Ainda na manhã desta terça (10), o parte da equipe do secretariado de Campina Grande conheceu o  Centro Comunitário da Paz - Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. O Compaz, que realiza mais de 40 mil atendimentos por mês, tem o objetivo de garantir a inclusão social e realizar a política de segurança preventiva por meio da cidadania. O Compaz é um equipamento de mais de 13 mil metros quadrados de área construída e conta com atividades e serviços diversos, como biblioteca, dojô, atendimento do Procon, oficinas cidadãs, aulas de inglês e espanhol e reforço escolar, além de um atendimento especial voltado às mulheres vítimas de violência, alem de práticas como ioga, Tai Chi Chuan, biodança e meditação. Além do Compaz do Alto Santa Terezinha, na zona norte da cidade, a Zona Oeste do Recife receberá uma nova unidade do Compaz, no Cordeiro, que está prevista para ser entregue no primeiro semestre deste ano.