Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Covid-19 | 10.01.22 - 17h03

Caldinho da Vacina movimenta praia do Pina e estimula banhistas a buscarem vacinação contra a Covid-19

img_alt

Ação da Prefeitura do Recife vai até o dia 24 de janeiro e premiará vacinados com um caldinho de feijão ou camarão. (Foto:Marcos Pastich/ PCR Imagem)

 

  

Sol, areia, mar, caldinho e... vacina. Essa foi a sugestiva combinação para quem esteve na manhã desta segunda (10) na praia do Pina, zona Sul da capital. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, lançou uma ação de verão para sensibilizar os banhistas a tomarem os seus imunizantes contra a covid-19. De quinta a segunda-feira, das 8h às 15h, até o dia 24 de janeiro, quem atualizar a caderneta vacinal ganha um caldinho de feijão ou camarão. O primeiro ponto desta iniciativa específica fica no empresarial JCPM Trade Center, no Pina.  

  

“Acabei de tomar a dose de reforço, a terceira dose. Estava passando aqui no Pina e aí vi essa campanha bem legal da prefeitura, fazendo com que essas pessoas que não tomaram alguma dose da vacina contra a covid-19 possam vir ao JCPM sem precisar de agendamento”, contou André Cardoso, 40 anos, que não vinha tendo espaço na rotina para conseguir sanar a pendência vacinal. “Achei bem interessante porque eu estava na correria, no dia a dia, fim de ano e trabalho, fiquei sem tempo para agendar. Passei agora, vi a campanha e rapidinho tomei a terceira dose”, completou.  

  

A animada chamada do carrinho de som, junto ao trabalho das auxiliares, também despertou o interesse do David Souza, 35 anos. Devidamente acomodado embaixo de um guarda-sol, observou a movimentação por perto e buscou a equipe presente para tirar dúvidas, já que sequer havia tomado a segunda dose.  

  

“Estou indo agora pela manhã mesmo tomar a segunda dose, que estava atrasada. Vou atualizar tudinho. Achei muito boa e legal essa ação. Facilitou para a gente que atrasou”, comemorou.  

  

Para concluir o esquema vacinal, é importante que as pessoas portem algum documento de identificação e comprovante de residência. Caso não tenham em formato físico, o digital também é aceito. Cristiane Penaforte, gerente do Distrito Sanitário VI, da Prefeitura do Recife, detalhou a intenção das ações recentes da Secretaria de Saúde.  

  

“Durante o verão, estamos com essa estratégia de convidar as pessoas para fazer a sua vacinação contra a covid-19. Pode ser a primeira, segunda ou dose de reforço”, reitera Penaforte. “Como estamos no verão, aproveitamos as pessoas que estão na praia para lembrá-las da importância da vacinação. O Caldinho da Vacina é um carro de som que percorre a orla do Pina e Boa Viagem, fazendo divulgação do ponto em que estamos, no JCPM. As pessoas podem vir sem agendamento. E, quem desejar, pode tomar um caldinho de feijão ou camarão. Caldinho típico pernambucano.”   

  

A Prefeitura do Recife vem intensificando suas ações para ampliar a vacinação contra a covid-19. O imunizante está sendo aplicado através de ações itinerantes por diversas comunidades a cada semana. Além disso, cinco postos de vacinação nos principais shoppings da cidade seguem com vacinação sem agendamento, de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h.  

  

No Plaza Shopping (em Casa Forte), o posto está localizado no estacionamento do piso E3. No Tacaruna (em Santo Amaro), está no térreo, próximo à Livraria Leitura. No Boa Vista (no Centro da cidade), está no térreo. No RioMar (Pina), o posto de vacinação está no piso L2, próximo à loja Tok&Stok, e no Shopping Recife (Boa Viagem), está no piso superior, próximo ao cinema. Para agilizar a vacinação, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).  

  

A vacina contra a Covid-19 também está sendo oferecida em 22 unidades de saúde, espalhadas nos oito distritos sanitários (veja a lista completa no site da prefeitura), com aplicação das 8h às 16h, sendo necessário fazer o agendamento pelo site (http://conectarecife.recife.pe.gov.br) ou aplicativo do Conecta Recife. Além disso, também pelo Conecta Recife, o usuário tem acesso aos outros centros de vacinação e drives-thrus com agendamento para a aplicação do imunizante.