Artesãos do Prodarte finalizam série de capacitações
Cerca de 120 artesãos ligados ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) encerrou, na última sexta-feira (07), uma série de oficinas gratuitas sobre gestão. Os encontros tiveram o objetivo de colaborar com a ampliação das oportunidades de negócios e de renda por meio da melhoria na gestão e no atendimento ao turista com foco a Copa do Mundo. Os cursos foram promovidos em parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Todos os participantes receberão certificados e assessoramento em gestão financeira.
As aulas aconteceram no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no bairro de Boa Viagem, e na sede da Prefeitura do Recife, nos turnos da manhã e tarde. Os ministrantes, consultores do Sebrae, mesclaram conteúdos teóricos e dinâmicas para avaliação do aprendizado para tratar de temas básicos para a gestão e o fortalecimento dos negócios. A grade de cursos abordou temas como compras, vendas, empreendedorismo, planejamento e controle do orçamento. Na última oficina, os instrutores deixaram algumas ações que deverão ser executadas pelos pequenos empreendedores até 18 de fevereiro, dia que será promovida uma consultoria em gestão financeira.
Rute Bezerra, artesã do ramo alimentício e atuante na Feira de Arte e Artesanato de Boa Viagem, participou das oficinas e aprovou a iniciativa. “A gente que trabalha na rua costuma tirar o dinheiro do caixa para utilizar de diversas formas, como comprando cafezinho. Não temos noção do que é nosso e do empreendimento. E a oficina que tivemos hoje nos ensinou a organizar as finanças. Durante os encontros também aprendemos a escolher o que comprar, vender e analisar se valerá a pena ser comercializado”, comentou.